X

Qual o horário de funcionamento dos bancos? Confira nossas dicas!

Quer saber qual o horário de funcionamento dos bancos? Pois este guia bancário vai te ajudar entender tudo sobre dúvidas e horários do expediente bancário!

Dúvida corriqueira aqui do blog, saber o horário que seu banco dá expediente! Isso pode ajudar você á organizar seus horários de trabalho e o período que você dispõem para ir ao banco.

Artigo recomendado: Para que serve o código dos bancos?

Qual o horário de funcionamento das agências bancárias?

As agências bancárias funcionam em horários alternados, não sendo todos obrigadas especificamente á abrir e fechar no mesmo horário, a única regra que as instituições bancárias devem obedecer é sobre o horário crítico de atendimento,  que é das 12:00 às 15:00 horas.

Outra observação sobre o horário de funcionamento dos bancos, é sobre o período contínuo de atendimento, que deve ser de 5 horas seguidas, lembrando que essas 5 horas seguidas de atendimento, inclusive com o horário crítico de atendimento, são regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil e devem ser seguidas por todas as agências bancárias.

Aqui na minha cidade no interior da Bahia por exemplo os bancos funcionam das 10:00 às 15:00, totalizando 5 horas e observando o horário crítico de funcionamento citado acima.

Em estados com fuso horário, como se dá o funcionamento dos bancos?

O Brasil é um país muito grande e por conta disso, temos quatro estados com fuso horários diferentes, que sao:

  • Horário de Fernando de Noronha
  • Horário do Acre
  • Horário de parte da Amazônia e
  • Horário oficial de Brasília

Como o Banco Central do Brasil pre-determina o horário crítico de atendimento crítico das 12:00 às 15:00, entende-se que cada banco deve determinar esse horário de acordo com o fuso horário da sua região.

Veja também: Cheque devolvido duas vezes! O que fazer?

Em que dias não há expediente bancário?

Espero que você esteja entendendo qual o horário de funcionamento dos bancos na sua região! Mas também você deve entender que há dias que os bancos não dá expediente.

Esses dias são determinados pelo Banco Central do Brasil! Agora abaixo eu vou te mostrar uma lista com datas em que os bancos não dão expediente. Veja:

  • sábados, domingos e feriados;
  • segunda-feira e terça-feira de carnaval;
  • dia de Corpus Christi;
  • dia 2 de novembro;
  • último dia útil do ano.

O que diz a lei sobre expediente bancário em feriados municipais e estaduais?

Os feriados municipais, estaduais são decididos se funcionam ou não,  de acordo as leis de cada município cabendo as instituições bancárias aderir as regras do município.

Falando novamente pela minha cidade aqui do interior da Bahia,  há feriados municipais que os bancos não dão expediente, outros eles já abrem, até o próprio comércio local costuma seguir a legislação local, sobre abrir ou não sei negócio.

Essa regra se aplica a feriados estaduais, que na maioria das vezes os bancos não abrem. Portanto feriados estaduais, os bancos não abrem, seguindo as leis estaduais de cada região.

Até que horas posso entrar no banco?

Entre algumas perguntas e respostas sobre qual o horário de funcionamento dos bancos, está essa! E eu posso te falar que os bancos estão obrigados a deixar você entrar dentro da agência até o último minuto do horário crítico de funcionamento, que é até as 14:59 minutos ou então até o último minuto de atendimento ao público que em algumas região se estende até as 16:00 horas, nesse caso deve ser respeitado sua entrada até as 15:59.

Após esse horário final, os bancos não estão mais obrigados á atender pessoas que não adentraram a agência, sendo obrigados atender apenas aqueles que já estão lá dentro da agência.

Outra situação pouco comum mas que pode acontecer é à de banco autorizar um atendimento fora do expediente desde que com prévia autorização do gerente ou responsável.

Filas nos bancos! Quanto ao tempo de espera! O que diz o Banco Central?

Na verdade o Banco Central do Brasil não determina nenhuma lei sobre tempo máximo de espera na fila dos bancos.

O que acontece é que cada estado ou município que fazem suas leis em relação á está questão, no caso, os estados e municípios determinam esse tempo de espera através das leis criadas por eles, cabendo as instituições bancárias seguirem essas leis.

Um dica aqui do Guia Bancário é utilizar os caixas eletrônicos e os serviços de internet banking afim de diminuir essas filas, muitos não sabem, mas vários dos serviços feitos em caixa convencional podem ser feitos nos caixas eletrônicos.

Se você se interessou e quer saber como funciona os caixas eletrônicos dos principais bancos do país, recomendo que você leia esses quatros artigos, veja:

Neles você vai encontrar várias dicas sobre horários, biometria, saques e depósitos feitos nos caixas eletrônicos.

Veja também: Como consultar o informe de rendimentos da Caixa Econômica!

Onde obter mais dicas bancárias sobre qual o horário de funcionamento dos bancos?


Atraves do nosso site você pode obter muitas informações de valor sobre dicas bancárias, outra dica é acessar o site do seu banco ou acessar o seu do Banco Central do Brasil.

Essas foram as dicas de hoje sobre qual o horário de funcionamento dos bancos, se este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça não deixe de compartilhar!

Para acessar o site dos principais bancos aqui do Brasil, é só clicar na imagem correspondente:

 

 

[simple-author-box]