Pagar metade da fatura do cartão de crédito! O que acontece?

By | 17 de agosto de 2020

Saber o que acontece se pagar metade da fatura do cartão de crédito é importantíssimo, pois ao realizar essa operação de pagamento, o valor faltante é refinanciado com todos os juros e encargos.

Por isso é importante saber como funcionam os juros do cartão e entender as consequências desse tipo de pagamento. Mas antes veja nosso vídeo do canal no YouTube:

 

Você sabia que é possível pagar metade da fatura do cartão de crédito? O que acontece nesse caso? Descubra nesse artigo!

A fatura do cartão de crédito chegou, mas o orçamento apertou e você não possui os recursos financeiros necessários para o seu pagamento integral. Sendo assim, decide que pagará apenas metade da fatura.

Se a dúvida que trouxe você até aqui diz respeito à possibilidade de pagar ou não, apenas a metade da fatura do cartão de crédito, saiba que isso é possível! O pagamento parcial da fatura será compensado normalmente.

No entanto, é preciso se atentar ao juros cobrados pelo cartão!

Quais são os juros para quem paga parte da fatura do cartão de crédito?

Apesar do pagamento de apenas uma parte da fatura ser aceito, é preciso que o consumidor esteja atento às altas taxas de juros e tarifas cobradas quando uma fatura deixa de ser paga em seu valor integral.

Aquele que não consegue efetuar o pagamento do valor total da sua fatura do cartão de crédito, estará sujeito ao pagamento de:

  • Multa por atraso no percentual de 2% ao mês;
  • Juros de mora de 1%;
  • IOF – (Imposto Sobre Operações Financeiras);
  • Juros do crédito rotativo.

Por falar em juros do crédito rotativo, é importante destacar que a taxa de juros do rotativo é a mais alta taxa dentre as possibilidades de financiamento e empréstimo do mercado!

A taxa de juros cobrada de quem entra no rotativo do cartão de crédito é tão alta, que pode chegar a 300% ao ano! Com isso, há grandes chances da dívida com o cartão virar um verdadeira bola de neve!

Veja também: Como Pagar Contas com Cartão de Crédito? Vale a Pena? Tem Juros?

Quais são as regras relativas ao pagamento de faturas de cartões de crédito?

Entenda agora, como funcionam as regras para pagamento dos cartões de crédito.

Existem três formas distintas para o pagamento de faturas do cartão de crédito, são elas:

Pagamento Mínimo: Opção que permite o pagamento de apenas 15% da fatura.

Por meio desta opção, o proprietário do cartão de crédito paga apenas 15% do valor da fatura, ficando o saldo restante pendente para a próxima fatura, acrescido de juros e multa.

Pagamento Parcial: Opção na qual o cliente paga um valor entre o mínimo e o total da fatura, como por exemplo, a metade. 

Nesta modalidade de pagamento, o saldo pendente de pagamento também será cobrado na próxima fatura.

Pagamento Total: Opção em que o cliente efetua o pagamento da fatura do cartão de crédito de forma integral.

Dentre estas 3 possibilidades, o grande perigo reside inegavelmente no pagamento mínimo e no pagamento parcial, devido às elevadas taxas de juros cobradas pelos cartões.

Veja também: Como CANCELAR COMPRA com Cartão de crédito: Saiba agora!

Quanto tempo posso ficar sem pagar o cartão de crédito?

De acordo com o Banco Central, os clientes só podem permanecer no crédito rotativo por 30 dias. Após, esse período a operadora do cartão não poderá permitir que o cliente efetue pagamentos mínimos ou parciais até que quite o total da dívida.

Após 30 dias, o cliente também não poderá permanecer no rotativo, sendo assim, o banco determinará um parcelamento para o pagamento de saldos pendentes.

Parcelamento este, que obrigatoriamente precisa ter taxas mais baixas do que aquelas cobradas no rotativo do cartão de crédito.

Vale a pena pagar apenas a metade da fatura do cartão?

Segundo os economistas, não é vantajoso para o consumidor pagar apenas metade da fatura do cartão de crédito, ou então, o seu valor mínimo.

Portanto, é recomendável buscar outras formas de crédito no mercado, como empréstimos pessoais e consignados, com taxas de juros mais baixas antes de optar pelo pagamento parcial do cartão de crédito.

Veja também: Como solicitar cartão MasterCard internacional? Veja o que você deve fazer!

se eu pagar apenas a metade da fatura do meu cartão de crédito, ele pode ser cancelado?

Se você tem o costume de não pagar o valor total da fatura ou atrasar os pagamentos do seu cartão, saiba que ele poderá ser cancelado independente da sua vontade.

Sendo assim,  vale destacar que os bancos fornecedores dos cartões de crédito, podem a sua livre escolha cancelar ou reduzir o limite de crédito de clientes inadimplentes.

Vale destacar também, que a inadimplência certamente, deixará o consumidor com o seu nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito, o que naturalmente dificulta a obtenção de novos cartões, empréstimos e financiamentos.

Veja também: Quantos São os Números dos Cartões de Crédito? Quais são eles?

Dicas para sempre pagar o valor total!

Por fim, listamos algumas dicas para que você não precise pagar apenas a metade da fatura do cartão, confira:

  • Tenha apenas um cartão de crédito;
  • Anote e controle todas as suas despesas no cartão de crédito;
  • Evite compras parceladas em muitas vezes;
  • Não deixe que a fatura do cartão de crédito comprometa mais do que 30% do seu orçamento.
  • Não aceite cartões que ofereçam limites acima da sua realidade financeira.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida em relação ao assunto? Então, nos envie o seu comentário!

[simple-author-box]
Category: Cartões de crédito e débito Dicas Bancárias

About Ruan Caetano

O Ruan Caetano possue uma vasta experiência em criação de conteúdos relacionados ao uso dos serviços bancários, seu comprometimento, seriedade e vontade de ajudar as pessoas nestas questões, o torna apto a dar dicas e soluções para problemas que tenham haver com uso dos serviços bancários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.