X

Cheque devolvido 2 vezes: O que fazer!

Neste artigo você vai entender como proceder com cheque devolvido 2 vezes, saiba o que pode acontecer com sua conta e o que pode acontecer com você segundo a legislação brasileira.

Se você passou pelo problema de tentar sacar ou compensar um cheque por duas tentativas e não conseguiu, significa que a conta onde o documento seria pago não tem saldo, pelo menos esse costuma ser o principal motivo de um cheque devolvido 2 vezes.

Neste artigo você vai aprender sobre o que fazer quando essa situação ocorre com você, fique atento a todas as dicas que nós do Guia bancário temos para você.

Artigo recomendado: Cheque devolvido motivo 21, 33 e 70

Cheque devolvido 2 vezes: Veja o que fazer!

Se você teve um cheque devolvido 2 vezes, provavelmente você deve querer saber o que fazer para regularizar sua situação junto ao banco.

Então para que não haja dúvidas de como proceder, elaboramos esse passo a passo, veja:

  • Procure a empresa ou pessoa que depositou o cheque
  • A pessoa ou responsável que depositou o cheque deve retirar o cheque
  • Quando estiver com o cheque procure fazer o pagamento em dinheiro, depois pegue o cheque para que você possa regularizar o mesmo na agência bancária emissora do talonario
  • Algumas agências bancárias exigem uma declaração de quitação do débito, caso seja pedido isso, o faça informando o número do cheque e o valor de débito.

Assim que você regularizar a dívida e o banco tomar ciência que débito foi quitado, o mesmo deve pedir formalmente para retirar seu nome do CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos).

Se o banco não retirar seu nome desta lista em 5 dias úteis, entre com um pedido formal – Recurso – junto ao Banco Central informando e exigindo a regularização da situação.

Você pode gostar de ler: Como comprovar renda?

O que diz a legislação?

Agora que você já sabe como preceder com cheque devolvido 2 vezes, veja o que diz a legislação sobre o tema.

Segundo a legislação brasileira seu nome será incluso na CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) e suas informações serão repassadas a órgãos e outras instituições financeiras de crédito.

O que os bancos fazem quando você tem cheque devolvido 2 vezes!

Quando acontece de um cheque ser devolvido 2 vezes, uma das primeiras medidas adotadas pela instituição financeira é encerrar sua conta bancária.

Isso é feito afim de evitar danos maiores ao banco, outro fator importante para o fato ocorrida é evitar que você tenha acesso a conta bancária.

Vale lembrar que os bancos não podem incluir seu nome junto ao Serasa ou ao CCF, sem aviso prévio, se você tem dúvidas se seu nome foi incluindo nestes órgãos o recomendado é fazer uma consulta pessoal ao Banco Central do Brasil para verificação dos mesmos.

Veja também: Cheque tem validade? Caduca ou há prescrição?

O que fazer depois de ter cheque devolvido 2 vezes?

Depois de tudo que você viu sobre cheque devolvido 2 vezes, acredito que você já tenha entendido tudo sobre o tema.

Se esse problema de cheque sem fundo devolvido por 2 vezes aconteceu com você, é preciso que você tenha ciência que não poderá abrir conta em nenhum banco enquanto seu nome estiver no SPC Serasa.

Caso sua conta já tenha sido cancelada você não poderá emitir outros cheques cliente do problema, caso o mesmo aconteça, caracteriza-se crime e você poderá ser enquadrado no artigo 171 da Constituição Federal.

Nossa recomendação para que o fato não ocorra é você fazer um reeducação financeira, evitando mais problemas futuros, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça não deixe de compartilhar.

Forte abraço da equipe Guia bancário!

[simple-author-box]