o que e cheque visado e em branco

O que é cheque visado e em branco, endossado e ao portador?

Neste artigo você vai aprender o que e cheque visado e em branco, endossado e ao portador, eu preparei este Guia Bancário com várias dicas sobre várias dúvidas referentes ao tema do texto de hoje.

Usar cheques hoje em dia para efetuar pagamentos é super comum, principalmente quando o pagador é um comerciante, muitas vezes nos deparamos com dúvidas na hora de preencher ou como e onde sacar um cheque.

Para hoje eu separei algumas dúvidas sobre cheque visado e em branco, endossado e ao portador, então confira este artigo até o final e esclareça de vez todas as suas dúvidas sobre o tema.

Artigo recomendado: Diferenças de cartão de crédito e débito ou pré-pago!

o que e cheque visado e em branco

O que é cheque visado?

Muitas vezes qu recebe um cheque como meio de pagamento quer alguma garantia que vai receber o valor no documento.

É para isso que o cheque visado serve! Garantir que o cheque pelo qual está sendo pago o valor, tenha fundos. No caso, através de um carimbo do Banco emissor do cheque, dá a garantia que aquele documento tem dinheiro – Saldo – o suficiente para cobrir o valor do cheque. Ok!

Essa prática é mais comum quando ocorre alguma negociação onde é pago em cheques grandes quantias de dinheiro.

Agora deve-se ter atenção ao prazo para pagamento do cheque, porque na maioria das vezes os bancos costumam garantir esse valor por no máximo oito dias e após esse período o cheque volta a ser um documento de pagamento comum sem a garantia do banco.

Você pode gostar de ler: Em que países tem Banco do Brasil?

o que e cheque visado e em branco

O que é cheque cheque em branco?

O cheque em branco, são folhas de cheque que ainda não foram preenchidas com o valor a ser pago ou não foram utilizadas.

Por exemplo: “Isso é fato verdadeiro, aconteceu comigo!” certa vez fui comprar uma bicicleta para meu cunhado, o pai dele me deu um cheque preenchido com a data de pagamento do cheque e com a assinatura dele, porém o valor estava sem ser preenchido, por ele não saber o valor da bicicleta. Isso se chama cheque em branco!

Outro significado para cheque em branco são as folhas de cheques que por algum motivo não foram preenchidas, daí a expressão “cheque em branco”.

O que é um cheque endossado?

Já aconteceu de você receber um cheque, fazer o pagamento para outra pessoa e o mesmo lhe pedir para escrever o nome e seus dados no fundo do cheque? Isso se chama cheque endossado!

Um cheque endossado é quando você coloca seu nome no fundo do cheque de um terceiro. Se você não quiser que seu cheque seja endossado, basta escrever depois do nome do beneficiário:

  • Não a ordem
  • Proibido endossar ou
  • Não transferível

Essas são as três maneiras de escreve no cheque para que o seu cheque não seja endossado.

Leia também: Como atualizar boletos de cobrança dos bancos Bradesco, Itaú e Santander

Cheque ao portador! O que significa?

Aqui essa prática é comum com cheques com valores pequenos, abaixo de cem reais, pois cheques com valores acima de cem reais são obrigatoriamente nominais.

Cheque ao portador, significa que quem apresentar o cheque no caixa, pode sacar a valor, logo neste caso, o cheque não é nominal, sendo que o beneficiário é quem apresentar o cheque para o recebimento do valor.

O que é um cheque nominal?

Um cheque nominal é aquele no qual somente o beneficiário – nome da pessoa que vai receber o cheque – pode receber ou sacar o cheque.

Neste caso qualquer cheque com valor acima de cem reais deve ser nominal como falamos acima, caso aconteça de o cheque não está nominal o banco pode não realizar o pagamento, então fique atento ao receber cheque com valor acima de cem reais.

Veja também: Qual o número e código Swift e IBAN do Bradesco, Santander e Itaú

o que e cheque visado e em branco

Cheque cruzado! Duvidas e resposta!

Para identificar que o cheque está cruzado, basta observar se á dois traços na lateral superior esquerda do cheque.

Quando o houver, significa que o cheque está cruzado e a finalidade dele é o depósito.  O cheque só vai ser descontado mediante depósito em conta do benefício.

O que é cheque visado e em branco: Cheque pode ser a prazo?

A resposta é não! O cheque quando apresentado deve ser pago a vista, muitas vezes ocorre a prática de pré-datar o cheque.

Neste caso o cheque só pode ser apresentado na data combinada e descrita no cheque, chegando a data de apresentação do documento, O valor é pago integralmente à vista, logo havendo fundos para o pagamento do cheque .

Essas foram as dicas de hoje sobre o que e cheque visado e em branco, endossado e ao portador, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários e não deixe de compartilhar esse conteudo com pessoas que tenha interesse no assunto.

Forte abraço da equipe Guia bancário!

[simple-author-box]

1 comentário em “O que é cheque visado e em branco, endossado e ao portador?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.