Que o caixa eletrônico é uma grande facilidade, isto todos nós sabemos, Porém apesar de todas estas facilidades, existe um problema sério que é o dinheiro não saiu do caixa eletrônico? O que eu devo fazer?
Podemos pagar contas, fazer depósitos ou saques, transferência de valores, enfim, é um banco a sua disposição 24h por dia.
Acredito que já deve ter acontecido com você ou com alguém que você conhece, ou não?
Afinal, estamos falando de máquinas, e máquinas podem quebrar ou falhar, e neste momento precisamos observar algumas variáveis:
- Horário em que esta fazendo o saque
- Local, o caixa eletrônico está dentro ou fora de uma agência?
- Qual o valor que esta tentando retirar?
- A máquina pode estar sem dinheiro
Além destas variáveis, devemos ainda levar em conta a seguinte situação, foi debitado de sua conta, o valor que não foi liberado?
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O Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico?
Porém não foi debitado de sua conta corrente, se esta for a situação, então não precisa fazer nada, além é claro de refazer a operação em um outro caixa eletrônico.
Entretanto, se o dinheiro não saiu do caixa eletrônico, mas foi debitado de sua conta, é preciso que entre em contato com o seu banco o mais rápido possível.
Desta forma, a central poderá lhe auxiliar com o estorno deste valor, e reiniciar a máquina que está com problemas.
É provável, que a máquina esteja sem cédulas, ou que tenha apresentado um problema em seu funcionamento.
Sendo assim, o banco além de resolver o seu problema, evita que outras pessoas passem pela mesma situação.
É possível, da central de atendimentos desligar um Caixa Eletrônico se este estiver com problemas, basta passar o número do caixa para a pessoa que esta lhe atendendo.
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O Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico, e eu não consegui falar com o atendimento.
Dependendo do horário em que a operação foi realizada e de acordo com o local onde está localizado o caixa eletrônico, o atendimento pode ter sido encerrado.
Entretanto, existe ainda o SAC e você deve entrar em contato com o SAC e informar o que aconteceu, isto se o valor foi debitado de sua conta.
O SAC, irá abrir uma reclamação, não deixe de anotar tudo, horário, protocolo de atendimento, número do caixa eletrônico, tudo que puder para se salvaguardar.
O Banco terá até 5 dias uteis para resolver a situação, ou dar um parecer sobre o caso.
Porém se o caixa eletrônico for do Banco 24h (TECBAN), este prazo poderá aumentar para 10 dias.
Ainda assim, o Banco tem a responsabilidade de arcar com qualquer problema que este terminal de atendimento gerou, sendo do banco ou não.
Por isto é normal que o SAC do seu banco, entre em contato para repactuar o prazo (para negociar o prazo), ou já estipular um prazo de 10 a 15 dias úteis.
Entretanto se você não se sente confortável com isto, você pode falar direto com o BACEN (Banco Central), que verificará junto ao seu banco como anda o processo.
Sendo assim, se houver necessidade de intervenção o Banco Central fará.
Você poderá ainda, fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, por isto é bom anotar todos os dados e anexar comprovantes, se tiver.
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Dica final!
Os caixas eletrônicos de verdade tornam as novas vidas muito mais fáceis, uma boa parte de seus usuários usam para fazer saques.
Porém, o terminal de atendimento (caixa eletrônico), tem outras funcionalidades, como pragar contas, realizar transferências, efetuar depósitos.
Mas estamos falando de máquinas, e elas podem falhar, não realizar a operação desejada sem prejuízo para o correntista.
Porém quando estamos falando de saque, e o Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico, bate um desespero.
A principal dúvida e medo do cliente, é saber como vai provar que o valor não saiu.
Tecnicamente falando, o banco tem como saber se o dinheiro foi ou não retirado.
Esta operação é feita com a contagem das notas e das operações realizadas, então não precisa se preocupar em provar, o Banco tem como saber.
Se sobrou ou faltou, algum valor naquele caixa eletrônico que você tentou realizar o seu saque.
Dinheiro não saiu do caixa eletrônico e foi debitado da sua conta, entre em contato com o banco e informe o ocorrido, caso queira poderá fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia.
Por isto é bom anotar todos os dados da operação, com quem falou, número de protocolo, local e horário.
Lembrando que o prazo para solução pode levar até 15 dias, vai depender do terminal de atendimento, se era do Banco ou um da TECBAN os bancos 24h.
Algumas dicas:
- Cuidado com as fraudes, elas acontecem com mais frequência do que imaginamos
- Procure não realizar saques entre os horários das 22h às 6h (alias dentro deste período e levando em conta a localidade, o saque não poderá ultrapassar a R$100,00)
- Se o terminar estiver localizado em um local muito deserto, ou de pouca segurança, prefira por não fazer o saque
Mas, se ainda assim tomando todos estes cuidados, ocorrer algum problema entre em contato com a central de atendimento do seu banco.
Principalmente se o problema for o dinheiro não saiu do caixa eletrônico, e foi debitado da sua conta.
Desta forma o banco atuará para estornar o valor debitado, e ainda na reparação daquele equipamento.
Não podemos esquecer do prazo de reparação, que é de 5 dias úteis segundo o Decreto 6523/2008 da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Sites de referência para elaboração deste texto:
https://creditoeemprestimo.com/fui-sacar-o-dinheiro-no-caixa-eletronico/