O que é o cadastro positivo

O que é o cadastro positivo? Saiba tudo agora!

O cadastro positivo é uma forma que os bancos encontraram para compartilhar suas informações bancárias com o intuito de informar as outras instituições financeiras se você é ou não um bom pagador, o cadastro positivo não é algo novo, ele já existe há algum tempo, acontece que agora ele se tornou obrigatório.

Com essa obrigatoriedade seus dados são inclusos automaticamente e se você não deseja ter seus dados financeiros incluso no cadastro, será preciso informar as instituições responsáveis que você não deseja que seus dados sejam incluídos no cadastro.

Como essa obrigatoriedade é algo novo, muitas pessoas acabam por não ter tanta informação disponível sobre o que é o cadastro positivo.

A grande dúvida por parte dos clientes que vão ter esses dados incluso neste cadastro é em que isso afeta na vida dos clientes que são usuários recorrentes de serviços bancários.

Hoje em dia é super comum fazermos dívidas, seja com a compra de coisas com baixo custo, como roupas e calçados até bens super caros como compra de um imóvel ou de um carro.

Se compramos, devemos pagar, porém nesse caminho entre comprar e pagar sempre ocorre alguns problemas que acarretam na inadimplência e a dívida é protestada junto oas órgãos de proteção ao crédito como o CPC SERASA.

Com isso, muitas vezes o nome do devedor acaba “ficando sujo na praça” ou seja, a pessoa que tem seu nome incluído no CPC SERASA fica impossibilitado de fazer qualquer compra a prazo.

Como o aumento da inadimplência, está sendo implantado uma nova forma de cadastro de pessoas com bom nome na praça, pessoas que pagam todos os seus compromissos na data correta. Esse implemento está sendo chamado de cadastro positivo.

Você pode gostar de ler: Caixa eletrônico banco do Nordeste: Saldos, extratos e horários

O que é o cadastro positivo

O que é o cadastro positivo?

O cadastro positivo é sistema criado pelo governo federal, que consiste basicamente em dar notas as todos as pessoas que fazem uso de crédito na praça.

A idéia é ranquear todas as pessoas que fazem compras, pagam ou não contas diariamente, o sistema funciona da seguinte forma:

  • Será atribuída uma nota a cada pessoa ao longo da vida
  • Essa nota será dadá de acordo como você procede em relação á pagar ou não suas contas
  • As empresas ou instituições bancários terão acesso a esses dados
  • Os dados servirão de parâmetros para que as empresas ou instituições lhe conceda alguma forma de crédito.

Veja também: Como negociar dívida com os bancos: BB, CAIXA, ITAÚ e BRADESCO

 O que é o cadastro positivo

Olhando do ponto de vista do consumidor!

Para o consumidor isso pode ser algo muito ruim, ruim mesmo! Pois imagine se você for tentar algum crédito ou financiar uma casa, muitas das vezes sua nota não será alta, não por você não pagar, mas por você não ter tantas contas assim para pagar, naturalmente seu escore será baixo.

Outra questão que deve ser analisada com cuidado é em relação à ter seus dados expostos de maneira pública que venha causar grande constrangimento a você.

Apesar de haver uma lei que torna crime ter seus dados financeiros expostos publicamente, quem garante que alguém agindo de má fé venha fazer uso desses dados.

Isso vai afetar diretamente nas condições em que esse crédito será colocado para você, caso seja concedido. Entre eles você terá:

  • Juros mais altos
  • Possibilidade de o banco ou empresa negar o crédito devido à nota
  • Possibilidade de o crédito concedido ser menor que o pretendido pelo fato de eles entenderem que você não tem condições de pagar o valor pretendido

Então, pensando em como isso é maléfico a sua saúde financeira o recomendado é retirar seu nome do cadastro.

Leia isto: Empréstimo pessoal da Caixa e Santander

Quais são as empresas responsáveis por disponibilizar esses dados?

São quatro empresas responsáveis por repassar esses dados as demais instituições que são:

  • SERASA
  • SPC
  • BOA VISTA
  • QUOD

Veja também: Dinheiro não saiu no caixa eletrônico! O que fazer?

Como funciona o cadastro positivo

Como retirar meu nome do Cadastro positivo?

Para que você consiga retirar seu nome do cadastro positivo será preciso entrar em contato com uma das empresas citadas acima e solicitar a exclusão do seu nome desse cadastro.

Para solicitar a retirada do seu nome pelo Serasa, basta acessa o site através do link abaixo:

https://www.serasaconsumidor.com.br/

Ou pelo telefone: 0800 776 6606 ou ainda comparecer pessoalmente á um posto de atendimento do Serasa em posse do seu CPF, RG ou Carteira de habilitação(CNH).

Para consultar o posto de atendimento mais próximo acesse:

https://www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/

Se você deseja solicitar a exclusão do seu nome do cadastro pelo SPC, os meios disponíveis são:

Pelo site acessando o link abaixo:

https://www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor/

Pelo telefone: 0800 887 9105

Para retirar seu nome do cadastro positivo pela empresa Boa Vista você deve acessar o site abaixo:

https://www.consumidorpositivo.com.br/

Pelo telefone: (11)3003 0101 ou ainda comparecer em um dos postos de atendimento em posse do seu CPF, RG ou Carteira de habilitação. Para consultar o posto de atendimento mais próximo acesse:

https://www.boavistaservicos.com.br/postos-de-atendimento/

Para entrar em contato com á QUOD você deve acessar o site abaixo:

https://consumidor.quod.com.br/sair-cadastro-positivo

Ou então pelo telefone: (11) 3003 7863

Lembrando que não há necessidade de você entrar em contato com todas elas, basta fazer contato com apenas uma e isso é repassado por ela á todas as outras empresas.

Artigo recomendado: Quais são os bancos conveniados ao banco 24 horas

Uma última dica!

Como eu falei anteriormente, o recomendado é retirar seu nome do cadastro positivo, pois a alegação para tal, é a baixa dos juros o que com certeza é algo pouco provável de acontecer.

E por fim, veja esse vídeo do canal no you tube da Patrícia Lages onde ela e o Deputado Celso Russomano esclarecem todos os pontos sobre esse cadastro. Veja o vídeo:

Essas foram as dicas de hoje, mas conta pra mim! O que você achou desse cadastro e no que ele melhorou ou piorou em sua vida? Deixa sua resposta logo abaixo nos comentários.

Abraço e até o próximo texto!

 

 

[simple-author-box]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.