Menu

Cheque devolvido motivo 21, 33 e 70

O que significa cheque devolvido

Cheque devolvido motivo 21, 33 e 70! Entenda o que significa cada código e em que situações aparecem esses códigos nos cheques!

O cheque é um documento de pagamento emitido pelo correntista sob a autorização da instituição financeira emissora do talonario de cheques.

Muitas das vezes acontece de o cheque que você “soltou na praça” não ser pago ou compensado pelo seu banco. Hoje você vai entender o que significa cada código e em que situações é negado o pagamento ou compensação de cada cheque.

Artigo recomendado: Cheque devolvido motivos 11 e 12 ou 13 e 22

Cheque devolvido motivo 21

Entenda o que é uma devolução de cheque!

Imagine que lhe foi pago um valor em cheque, chegado o dia do vencimento, você decide depositar o cheque na sua conta, então por algum motivo este cheque não é pago ou compensado.

Neste caso, o cheque é devolvido para a pessoa que depositou o cheque, e atravez de códigos pré estabelicidos pelo Banco Central do Brasil é informado o motivo da devolução do cheques.

Então pode se dizer que a devolução ocorre quando você – Emissor do cheque –   deposita na conta de outra pessoa, quando o banco percebe alguma incoerência com o cheque depositado, ele é devolvido para o depositante do cheque.

Leia também: Como comprovar renda individual ou familiar

O que significa cheque devolvido

Cheque devolvido motivo 21: Entenda o que é!

Se você teve um cheque devolvido motivo 21, isso significa que o banco não pagou ou compensou seu cheque porque ele está sustado ou revogado, isso é comum acontecer quando o correntista tem seu talonario roubado ou perdido.

Quando o fato ocorre, o certo a fazer é ir até sua agência bancária e pedir para sustar o talonario ou a folha de cheque extraviada, impedindo o pagamento caso algum cheque seu seja apresentado na agência bancária.

Outro motivo que o cheque pode ser sustado, é quando por algum motivo á divergência em algum pagamento efetuado por cheque, então o dono do cheque vai a agência e pede para sustar o cheque. Esses são as razões principais em que código 21 aparece nos cheques.

Entenda o que significa o motivo 33!

Agora que você já sabe o que é cheque devolvido motivo 21, eu tenho outro código que vai te ajudar a identificar outro motivo pelo qual seu cheque não foi pago ou compensado e por esse motivo, foi devolvido, trata-se do motivo 33!

Códigos que variam do 31 a 35 quer dizer que houve alguma irregularidade com o documento. O motivo 33, quer dizer que houve divergência de endosso.

O que significa endosso?

Normalmente, o endosso é uma declaração feita no verso de um título de crédito(cheque endossado, por exemplo) garantindo que apenas o endossatário seja o beneficiado pela garantia do crédito.

No caso dos cheques, para que o endosso tenha validade basta que o endossante faça uma assinatura no verso do título, atribuindo o nome do endossatário. Assim, o indivíduo que recebe o cheque pode descontá-lo. (Texto completo em: Significados.com.br ).

Você pode gostar de ler: Como comprar máquina de cartão de crédito e débito

Cheque devolvido motivo 21

Entenda o que significa cheque devolvido motivo 70!

Agora que você já sabe o que significa cheque devolvido motivo 21 e 33, eu vou falar um pouco sobre o motivo 70, que é bem parecido com o motivo 21.

Se aparecer em algum cheque seu o motivo 70, quer dizer que ele foi sustado ou revogado. O que diferencia o motivo 70 do motivo 21, é que ele foi sustado ou revogado em caráter provisório.

Cheque devolvido motivo 21, 33 e 70! Porque é importante entender os motivos de devolução de cheques?

Você viu e entendeu o porquê de aprender sobre cheque devolvido motivo 21, 33 e 70. A principal vantagem de saber qual o motivo da devolução dos seus cheques, é o fato de poder legalizar a situação rapidamente.

Evitando a perca de tempo em entender o motivo da devolução, depositando suas energias em solucionar o problema. Essas foram as dicas de hoje sobre devolução de cheques, caso este conteúdo enteresse á alguém que você conheça, não deixe de compartilhar!

Forte abraço da equipe Guia bancário!

 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente