Como preencher cheque da forma correta: Dicas para cruzar o cheque e preenchimento correto!

Neste artigo você vai aprender como preencher cheque da forma correta, este Guia Bancário vai tirar suas dúvidas sobre o preenchimento correto, também vamos falar como cruzar o cheque e o que isso significa!

Quando abrimos uma conta corrente, obter o talonario de cheque é um dos primeiros serviço oferecidos pelo banco, normalmente quem abre conta corrente tem a intenção de trabalhar com folhas de cheques, prática muito comum entre donos de pequenos negócios e empresários.

Então para quem pretende trabalhar com cheque, deve também saber como funciona a questão de pagamentos com cheque, as maneiras corretas de sacar o valor do cheque, como preencher e cruzar o cheque da forma correta.

Mas antes veja nosso vídeo do canal no Youtube:

 

Vendo que essa é  uma dúvida diária de quem trabalha com cheques, eu recomendo fortemente que você leia este artigo com atenção até o final e veja como é fácil preencher cheque da forma correta.

Artigo recomendado: Para que serve o código dos bancos?

Como preencher cheque da forma correta

Como preencher cheque da forma correta: Conceito de cheque cruzado e preenchido!

Para saber como fazer um cheque cruzado e preenchido da forma correta você deve entender dois conceitos básicos do cheque, que são:

  • Ao portador; cheque ao portador é aquele tipo de cheque preenchido com valor abaixo de cem reais e não indica quem é o benéficiario do cheque, então qualquer pessoa que portar o cheque consegue sacar o valor dele.
  • Nominal; cheque nominal é obrigatoriamente cheques com valores acima de cem reais, todo cheque acima desse valor, deve ser nominal, no caso indica quem é o benéficiario que vai receber o valor do cheque ao apresenta-lo.

Logo, um cheque quando cruzado, o valor só será descontado, mediante depósito do cheque na conta do beneficiário – Um cheque cruzado só pode ser depositado – outra observação é que o cheque cruzado pode ser tanto nominal quanto ao portador.

O cheque cruzado caracteriza-se por ter dois traços na laterel superior esquerda do cheque, como na foto abaixo:

Como preencher cheque da forma correta

Veja também: Como consultar o informe de rendimentos da Caixa Econômica

Quais as informações que um cheque deve conter ao ser preenchido?

Até aqui espero que você esteja entendendo como preencher cheque da forma correta!

Falando de forma bem simples e mais descomplicada possível, um cheque deve conter:

1 – O valor escrito no campo R$ #números# veja na foto como deve ser:

O valor escrito no campo R$ do cheque
Foto: Guia bancário!

Veja como deve ser escrito no local indicado pela ceta azul.

2 – Em seguida escreva o valor a ser pago por extenso no campo pague por este cheque a quantia de. Veja no exemplo abaixo:

valor a ser pago por extenso no campo pague por este cheque a quantia de

No local indicado pela ceta deve ser escrito por extenso o valor a ser pago.

3 – Em seguida, você deve datar o cheque com o nome do local “Praça do cheque” com o dia, depois o mês e por fim o ano. Como na foto abaixo. Veja:

você deve datar o cheque com o nome do local "Praça do cheque
Foto: Guia Bancário!

4 – Por fim você deve assinar o cheque com seu nome. A dica aqui é assinar o cheque de acordo com a assinatura sua que está registrada no banco, pois se você assinar ou rubricar o cheque de uma forma diferente da que está no banco, as chances do cheque não ser pago são grandes.

Em alguns casos o Banco liga para o dono do cheque e confirma se foi ele mesmo que o emitiu, geralmente isso ocorre quando à suspeita de alguma irregularidade com o cheque.

Veja o campo onde deve ser assinado o seu nome no exemplo abaixo:

Como preencher cheque da forma correta.
Foto: Guia Bancário!

Todo cheque é uma documento ou ordem de pagamento e se por qualquer que seja o motivo, o banco encontrar alguma irregularidade no cheque, ele não será pago até resolver o problema.

Outra dica que você deve estar atento, é para onde o cheque vai caso ocorra algum problema. Na maioria das vezes ele volta para a agência de origem da conta que o cheque foi depositado.

Por exemplo á caixa econômica tem várias agências, então digamos que sua conta é na agência “A” você fez o depósito na agência “B”. Os bancos da Caixa caixa no caso são uma única instituição porém as agências são várias, nesse caso o cheque volta para a agência “A” agência de origem da conta onde o cheque foi depositado. Ok!

Você pode gostar de ler: Cheque devolvido duas vezes!

Perguntas e respostas sobre como preencher cheque da forma correta!

Existem algumas dúvidas comuns que volta e meia aparece, para isto o Guia Bancário pode te ajudar, veja algumas perguntas frequentes sobre cheques.

1- O que é um cheque cruzado?

Um cheque cruzado é um documento de pagamento, no qual o seu valor só será descontado mediante depósito em conta.

As pessoas constumam cruzar o cheque por ser o meio mais seguro e também para que de fato o beneficiário faça o depósito na conta na data combinada.

2- Como fazer para cruzar o cheque?

É importante que você saiba que o cheque para ser cruzado, costumeiramente são passados dois riscos na lateral superior esquerda do cheque. Isso não é necessáriamente uma regra, pois os riscos também podem ser passados na outra ponta do cheque ou no meio, o que acontece, é que já de costume cruzar o cheque com riscos na lateral superior esquerda do cheque.

3- É proibido preencher o cheque com outra cor que não seja azul ou preta?

A resposta é  NÃO! Não é proibido, O que acontece é que se por ventura você precisar de uma microfilmagem do cheque, o fato de ele está escrito em uma outra cor pode dificultar o trabalho.

4- Se a assinatura estiver diferente da que está no banco, O que acontece?

O recomendado e o correto a fazer, é tentar assinar o cheque da maneira mais fiel e compatível  possível com a assinatura que está no banco, pois todo cheque antes de ser descontado, será analisado se os dados estão corretos e se a assinatura bate com a do Banco.

5- Cheque pré-datado depositado antes do prazo combinado, o que acontece?

Todo cheque é uma documento de pagamento à vista, pré-datar um cheque é uma prática adotada por comerciantes afim de conseguir alguma prazo para honrar algum compromisso firmado.

Mas saiba que se o cheque for depositado antes da data, e não haver dinheiro na conta, o banco vai carimbar o cheque como sem fundos e o pagamento não ocorrerá. Então se você for soltar um cheque pre-datado só o faça com pessoas realmente de confiança.

Onde obter mais informações sobre cheques?

Aqui no blog você já encontra muita informação sobre como preencher cheque da forma correta, mas caso queira outras informações, basta acessar o site do Canco Central do Brasil clicando aqui! 

Nós tambem temos outros artigos que podem te interessar! Veja:

Essas foram as dicas de hoje sobre como preencher cheque da forma correta, forte abraço da equipe Guia bancário!

 

 

[simple-author-box]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.