Como receber dinheiro do exterior

Como receber dinheiro do exterior? Dicas para enviar e receber dinheiro?

Hoje eu vou dar dicas sobre como receber dinheiro do exterior e como enviar do Brasil para o exterior! São dicas úteis para você que quer enviar ou receber dinheiro do exterior para o Brasil.

Existem procedimentos que devem ser realizados ao enviar e receber dinheiro, neste artigo eu vou lhe ajudar a entender como se dá esse processo.

Ao fazer uma transferência de dinheiro do exterior para o Brasil, será preciso que o beneficiário no Brasil tenha o contato com a casa de câmbio ou o banco no qual irá receber, isso deve ser feito antes de enviar o dinheiro e servirá para agilizar todo processo, aqui a pessoa já deve levar todos os documentos para realizar essa operação bancária.

Ao fazer a transferência em dinheiro, ocorre que o dinheiro não irá diretamente para a conta do beneficiário pela ordem de pagamento. Para que a operação seja realizada, será preciso fazer uma operação de câmbio entre o beneficiário e o banco ou instituição que vai fornecer o pagamento.

Depois que realizar o procedimento o dinheiro ficará disponível para quem vai receber o dinheiro.

Outra dica para enviar e receber o dinheiro enviado do exterior para o Brasil é através do vale postal internacional, esse procedimento é feito pelos Correios. Lembrando que a quantia  fazer para transferências é las agências dos Correios, o limite máximo é de até cinqüenta mil dólares, por cada procedimento.

Veja também: O que é Cheque visado, em branco, endossado e ao portador!

Como receber dinheiro do exterior

Como receber dinheiro do exterior?

Abaixo eu vou listar algumas maneiras sobre como receber dinheiro do exterior, confira atentamente nossa lista!

Conheça a Western Union!

Esta empresa é reconhecidamente uma das empresas mais capacitadas em realizar operações de transferências de dinheiro do exterior para o Brasil e do Brasil para o exterior. Fundada em 1851 como uma companhia de telegramas em Nova York, a empresa só começou a prestar esse serviço de transferências de dinheiro vinte anos depois da sua fundação.

Atualmente, este serviço o principal negócio da empresa são as transferências de “consumidor para consumidor”, que são os valores de dinheiro de imigrantes enviados para os países de origem.

O sucesso da empresa esta na tradição que já a acompanha por muitos anos, são vários e vários pontos autorizados a efetuar esse serviço, facilitando a recuperação dos recursos remetidos.

Como receber dinheiro do exterior por vale postal eletrônico!

O vale postal eletrônico é serviço oferecido pela a agência dos Correios, esse serviço é realizado em mais de 41 países – Veja a lista completa aqui! – a moeda utilizada é o dolar ou Euro, os Correios chamam esse serviço de vale postal eletrônico.

Essa operação financeira funciona basicamente assim:

O dinheiro é enviado ou sacado nas agências postais que prestam o serviço no exterior e a transferência é feita por ela, o prazo para finalizar a operação varia entre 5 e 15 dias úteis. O limite máximo para tranferir os valores varia em função dos acordos firmados entre os países.

Outra sacada sobre essa operação é sobre o custo para realizar o procedimento. Independente do lugar que se destina a transferência, o valor da transação é de 35 reais mais 1,5% do valor do valor transferido. Por isso, quanto maior for o valor a ser transferido, mais vantajosa será utilizar a opção de envio com os Correios. Para elucidar o serviço pelos Correios, veja este exemplo:

Com o euro custando R$2,25 reais, o envio de 100 euros para a Espanha sairá a 39 reais, ou 17% do dinheiro enviado. A vantagem nesse caso, é que a taxa cai para 2% – ou 136,25 reais – se o valor for de 3.000 euros.

Fazer transferência bancária por Ordem de pagamento!

Como sempre falamos aqui! Uma ordem de pagamento é um documento de pagamento e nele se destina a pessoa com o valor a ser pago estipulada na ordem de pagamento.

Uma ordem de pagamento é basicamente uma tarifa cobrada pelos bancos para enviar e receber dinheiro do exterior. Para enviar dinheiro do exterior, basta o interessado buscar o serviço em qualquer agência bancária para realizar a operação, não sendo obrigatoriamente ter conta no banco do beneficiário.

Neste caso o serviço chama-de ordem de serviço, Para realizar o procedimento são cobradas taxas de quem envia o dinheiro e de quem recebe o dinheiro.

Através da ordem de pagamento também é possível enviar dinheiro para fora do Brasil, a operação se faz da mesma forma. O que você deve fazer é informar os dados da pessoa que vai sacar o dinheiro, e também informar o código do banco onde os valores serão sacados, conhecido como código SWIFT.

Pensando em facilitar o procedimento e incentivar o recebimento dos valores por meio de cada banco, a maioria das agências já deixa disponível formulários semipreenchidos em seus sites, com os códigos SWIFTs devidamente indicados, aqui no blog temos um artigo explicando o que são códigos SWIFT e IBAN dos bancos. Não deixe de ler!

Abaixo segue tabela com valores cobradas pelas principais instituições financeiras do país, Para pessoas que querem enviar e receber dinheiro do exterior. Veja:

Instituição Taxa para envio Taxa descontada do recebimento
Bradesco Até 100 dólares Até 100 dólares
Itaú Unibanco 200 reais 140 a 200 reais
Caixa Econômica Federal 1% do valor da transferência, sendo o mínimo de 30 dólares e o máximo de 100 dólares 1% do valor da transferência, sendo o mínimo de 20 dólares e o máximo de 100 dólares
Banco do Brasil 1% do valor da transferência, sendo o mínimo de 50 reais e o máximo de 250 reais 1% do valor da transferência, sendo o mínimo de 50 reais e o máximo de 250 reais
Tabela retirada do site: exameabril.com

Como receber dinheiro do exterior

Dinheiro vivo!

Se sua intenção for fazer uma viagem para fora do Brasil e você quer simplismente levar dinheiro, saiba que é bastante possível levar uma grana boa na mala.

Valores até 10.000 mil reais são perfeitamente possíveis de serem levados consigo, sem ter problemas com a alfândega ou algo do tipo.

Agora para valores acima do citado acima, será necessario preencher um documento chamado Declaração de Porte de Valores (DPV) na alfândega.

Sempre lembrando que o valor transportado é inderteminado é o mesmo não sofrerá nenhum imposto sobre o montante, desde que você cumpra as exigências da Receita Federal, que orienta o passageiro a completar o formulário com antecedência através do endereço disponível na internet (https://www4.receita.fazenda.gov.br/dpv-viajante/).

Cartão internacional!

Algumas instituições financeiras como a Caixa Econômica e Banco do Brasil aceitam transferências de dinheiro atraves do cartão internacional. O cartão internacional para esta operação é o cartão emitido fora do Brasil.

A quantia enviada atraves deste cartão pode ser creditado em reais na sua conta corrente ou poupança do Brasil. A conta deve estar no nome do próprio remetente, esse valor também pode ser creditado na conta de outra pessoa e também ser recebido em dinheiro pelo beneficiário, lembrando que o limite para essa operação e de até 10 mil reais.

Você pode gostar de ler: Para que servem o código dos bancos?

Como receber dinheiro do exterior

Onde obter mais informações sobre como receber dinheiro do exterior?

Antes de falar onde obter mais informações sobre como receber dinheiro do exterior, Eu tenho alguns artigos que podem te interessar. Veja:

Além de consultar nosso blog – Lembrando que este texto tem apenas caráter informativo – você também pode acessar o site do Banco Central do Brasil Clicando aqui! Para obter informações detalhadas sobre transações internacionais.

 

 

 

[simple-author-box]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.