Como funciona o Mercado Pago?

By | 9 de setembro de 2020

Você sabe como funciona o mercado pago? A plataforma de pagamentos do Mercado Livre? 

Nesse artigo o Guia Bancário explicará em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Pago,  portanto, você não pode deixar de conferir!

Artigo recomendado: Como abrir conta online sem tarifa?

O que é?

O Mercado Pago é um serviço de pagamentos e também um mecanismo de segurança criado pelo Mercado Livre, uma das maiores plataformas de vendas pela internet do mundo.

Originalmente, o Mercado Pago foi criado para garantir aos clientes do Mercado Livre, que os produtos adquiridos dos vendedores e anunciantes da plataforma seriam entregues conforme o pedido.

Hoje nem tanto, mas antigamente boa parte das pessoas tinham grande receio de realizar compras online, principalmente devido ao medo de pagar e não receber o produto no endereço combinado. Isso impedia e dificultava o crescimento do segmento de vendas pela internet.

Foi a partir dessa situação que o Mercado Livre buscou criar um mecanismo que oferecesse maior segurança aos compradores, sem contudo colocar em risco os vendedores, surgia o Mercado Pago.

A ideia do Mercado Pago era a seguinte, o cliente comprava um ou mais produtos no Mercado Livre, efetuava o pagamento e a plataforma notificava o vendedor para que realizasse a entrega. O vendedor por sua vez, realizava a entrega do pedido e só a partir desse momento, o pagamento era liberado. Logo, caso ocorresse algum problema e o pedido não fosse entregue conforme o combinado, o Mercado Livre estornava o pagamento para o cliente.

Dessa forma as compras pela internet por meio do Mercado Livre se tornaram muito mais seguras, o que certamente ajudou a plataforma a continuar crescendo!

Veja também: Qual banco digital rende mais? Veja neste artigo!

A expansão dos serviços!

como funciona o mercado pago

Como funciona o mercado pago

Após o sucesso do Mercado Pago seus criadores perceberam que era possível expandir os serviços para além da plataforma do Mercado Livre, o que certamente ajudaria a aumentar o faturamento e os resultados do meio de pagamento recém criado.

Sendo assim, o Mercado Pago começou a oferecer seus serviços e meio de pagamento a outros sites e e-commerces internet a fora, até tornar o que é hoje um dos maiores métodos de pagamento da internet.

Mas, ainda sim o Mercado Pago continuou a crescer e o que até então era apenas um meio seguro de pagamento, transformou-se em uma carteira virtual que permite a realização de diversos serviços e transações como por exemplo:

Carteira digital: Ferramenta que permite que clientes e vendedores deixem dinheiro depositado para a realização de pagamentos e transações futuras, seja no próprio Mercado Livre ou fora dele.

QR Code: Opção de pagamento que funciona através da captura de um código diretamente pela câmera do celular.

Link de pagamento: Recurso que permite a realização de vendas pelas redes sociais, e-mail e outros meios através da criação de um link para que o comprador efetue o pagamento.

Pagamento de boletos e realização de transferências: Sim! Através do Mercado Pago também é possível pagar boletos e realizar transferências.

Recarga de celular: Funcionalidade que permite a realização de recargas de celular com o saldo da conta Mercado Pago

Minizinha Point: Máquina de pagamento do Mercado Pago que permite o recebimento por vendas presenciais nos cartões de crédito e débito.

Veja também: Como comprar máquina de cartão de crédito e débito?

Como funciona o Mercado Pago ao vendedor? Quais são as taxas cobradas?

Vender pelo Mercado Pago é muito simples, são múltiplas as possibilidades, como por exemplo a Minizinha Point, o Link de Pagamento e a integração do API de pagamentos do Mercado Pago com o seu e-commerce.

Além de oferecer diferentes meios de pagamento para os seus clientes lojistas, o Mercado Pago também oferece múltiplos planos de recebimento pelas vendas.

No momento que preparamos esse artigo, as taxas vigentes no Mercado Pago para vendas online eram as seguintes:

  • Recebimento na mesma hora: 4,99%
  • Em 14 dias: 4,49%
  • Em 30 dias: 3,99%
  • Recebimento na hora com cartões Caixa: 3,99%
  • Boleto: R$ 3,49 a unidade com recebimento em até 3 dias.

Já para vendas presenciais por meio da Minizinha Point eram as seguintes:

  • Recebimento na mesma hora: 4,74%
  • Em 14 dias: 3,79%
  • Em 30 dias: 3,03%

Veja também: Códigos de erros do cartão: [Veja o significado de cada um deles]

Como abrir uma conta no Mercado Pago?

Abrir uma conta no Mercado Pago é muito simples, independente dos seus objetivos, comprar, vender ou simplesmente realizar transações bancárias.

Tudo o que você precisa é realizar um cadastro básico diretamente no site do Mercado Pago ou então pelo App, que está disponível tanto para dispositivos iOS na App Store como para dispositivos Android na Google Play.

Por fim, após o preenchimento do cadastro a conta é automaticamente criada e você já pode começar a receber e enviar pagamentos!

Gostou do conteúdo? Então ajude o Guia Bancário a crescer! Compartilhe nossas publicações nas suas redes sociais e se inscreva em nosso canal no Youtube!

Ficou com alguma dúvida em relacionada a como funciona o Mercado Pago? Sendo assim, não deixe de nos envie o seu comentário!

[simple-author-box]
Category: Dicas Bancárias

About Ruan Caetano

O Ruan Caetano possue uma vasta experiência em criação de conteúdos relacionados ao uso dos serviços bancários, seu comprometimento, seriedade e vontade de ajudar as pessoas nestas questões, o torna apto a dar dicas e soluções para problemas que tenham haver com uso dos serviços bancários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.