Qual o banco da Nubank?

By | 7 de setembro de 2020

Você sabe qual o banco da Nubank? Se você é cliente Nubank já deve ter reparado que ao gerar um boleto pelo aplicativo ele sai em nome do Bradesco? Se sim, você no mínimo deve ter ficado confuso, afinal seria o Nubank um banco filiado ao Bradesco?

Para descobrir o motivo pelo qual o Nubank emite seus boletos pelo Bradesco, acompanhe o artigo!

Qual o banco da Nubank

Quao o banco da Nubank?

Definitivamente não, o Nubank não é vinculado ao Bradesco e nem mesmo a nenhum outro banco. Mas, então qual seria a explicação para os boletos saírem com a logo e o código do Bradesco?

A explicação é simples: É que ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o Nubank não é um banco, mas sim uma fintech de pagamentos.

Logo, alguns dos serviços hoje oferecidos por ele precisam ser intermediados por outros bancos, como por exemplo a geração de boletos. Sendo assim, o Nubank contrata junto ao Bradesco o serviço de emissão de boletos e oferece aos seus clientes, sem cobrar nada por isso.

Por isso, é importante destacar mais uma vez que o Nubank não está ligado ao Bradesco ou a qualquer outro banco, sendo apenas um contratante dos serviços de emissão de boletos, uma vez que legalmente a fintech não está autorizada pelo Banco Central a emiti-los.

Veja também: Pagar metade da fatura do cartão de crédito! O que acontece?

Quando questionado recentemente sobre o assunto, o próprio Nubank respondeu:

“Efetivamente, não somos formalmente um banco. Temos licenças de operação como Instituição de Pagamentos e como Instituição Financeira, com isso, somos capazes de oferecer alguns dos principais serviços financeiros demandados pela maioria da população, como o cartão de crédito, uma conta digital que permite receber salários e depósitos, realizar transferências e investimentos, pagar boletos, efetuar compras no débito e saques, além de um serviço de empréstimos pessoal.”

No entanto, mesmo ainda não sendo um banco propriamente dito e sim uma fintech de pagamentos, o Nubank oferece aos seus clientes uma boa diversidade de produtos e serviços.

Veja também: Número dos bancos para DOC e TED

Conheça os produtos e serviços oferecidos pelo Nubank

Agora que você já sabe que o Nubank não é propriamente um banco ou uma conta corrente, mas sim uma conta de pagamentos, veja os produtos e serviços oferecidos:

  • Cartão de débito e crédito;
  • Rendimento automático de 100% do CDI;
  • Pagamento de boletos;
  • Depósitos via boleto;
  • Transferências ilimitadas e gratuitas;
  • Investimentos no Tesouro Direto e RDB;
  • Empréstimos;
  • Recarga de celular.

Veja também: Conta online sem tarifas: Inter x Nubank x Pag Bank

A conta do Nubank é uma conta corrente?

Se você ainda está sem acreditar que o Nubank na verdade não é um banco, mas sim uma fintech financeira, não pense que acabou. Afinal, a maior parte das pessoas acredita que a conta do Nubank é do tipo “Conta Corrente”, quando na verdade também não é.

Uma vez que o Nubank não é considerado um banco, as contas abertas na instituição também não podem ser consideradas corrente ou poupança, mas sim uma conta de pagamentos que por sinal pode contar com muitos recursos oferecidos por uma conta corrente.

De acordo com o Banco Central uma conta de pagamento pode ser usada para realização de saques, pagamentos de contas, transferências e até transações via cartão de débito.

Talvez, por isso você nunca percebeu que o Nubank é uma fintech de pagamentos e não um banco. Mas, isso não é nenhum problema, afinal para o cliente nada muda.

Na verdade uma das principais implicações por não ser considerado um banco afetam a própria fintech e não os seus clientes. Isso porque, pelo fato de não ser efetivamente um banco, o Nubank fica impedido, por exemplo, de utilizar o dinheiro depositado pelos seus clientes para conceder empréstimos e fazer investimentos, como fazem os bancos tradicionais.

Veja também: Qual banco digital rende mais? Veja neste artigo!

O Nubank planeja se tornar um banco oficialmente?

Apesar de não se pronunciar sobre o assunto, ao que tudo indica o Nubank, pelo menos por enquanto não pretende se transformar em um banco de fato.

Isso porque, a instituição parece acreditar que justamente pelo fato de não ser um banco ela consiga se diferenciar das tradicionais instituições financeiras do mercado.

No entanto, caso o objetivo da fintech fosse se transformar em um banco, certamente ela não encontraria grandes dificuldades, principalmente em virtude de toda a organização e estrutura já montada pela instituição.

E então, você já sabia que o Nubank não é um banco? Assunto um pouco curioso não é mesmo? No entanto, sabe o que é mais curioso nisso tudo? A capacidade do Nubank, mesmo apenas como uma fintech conseguir tirar tantos clientes dos grandes bancos!

Por fim, se você ficou com alguma dúvida ou deseja deixar alguma opinião sobre o assunto, nos envie o seu comentário!

Já visitou o nossa canal no Youtube? Então, não perca tempo e se inscreva lá!

[simple-author-box]
Category: Dicas Bancárias

About Ruan Caetano

O Ruan Caetano possue uma vasta experiência em criação de conteúdos relacionados ao uso dos serviços bancários, seu comprometimento, seriedade e vontade de ajudar as pessoas nestas questões, o torna apto a dar dicas e soluções para problemas que tenham haver com uso dos serviços bancários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.