Menu

Como consultar score para financiamento

Como consultar score para financiamento

Aprenda neste artigo como consultar score para financiamento e entenda a importância de ter um bom score quando for fazer uma compra a prazo um empréstimo ou financiamento de um veículo ou compra de uma casa.

O financiamento é um dos elementos mais importantes para a realização de sonhos pessoais como conquistar a casa própria, adquirir o veículo dos sonhos ou até mesmo realizar um curso de graduação. Muito utilizado pelos brasileiros, esse é o método mais seguro de fazer investimentos com valores muito superiores à renda fixa do indivíduo.

Essa é uma modalidade de pagamento excelente para pessoas que gostam de fazer planejamento financeiro, pois na maior parte das vezes o valor das parcelas é fixo até o prazo final de quitação da dívida.

Nesse sentido, ao mesmo tempo em que essa é a principal forma de lucro dos bancos, o desejo de consumo social vem ficando cada vez maior, fazendo com que o mercado de financiamento seja aquecido.

Apesar das inúmeras vantagens do financiamento, a concessão de um financiamento requer um bom score do responsável. Tal critério, muito utilizados por bancos, é uma das ferramentas que calcula os riscos do investimento em relação ao perfil do consumidor, proporcionando mais seguridade para as financeiras.

Recomendado para você: Dinheiro depositado por engano eu tenho que devolver? 

Como consultar score para financiamento

Como consultar score para financiamento? Entenda como funciona!

Em síntese, o maior objetivo do score é aumentar a agilidade e segurança nas negociações de crédito. Ou seja, a partir dessa ferramenta a empresa verifica as chances do solicitante ter o serviço concedido.

É importante mencionar que nos dias atuais não são mais as pessoas que avaliam o crédito, mas um programa de computador que se utiliza do score como parâmetro de aprovação.

Porém, apesar de ser utilizado em mais de 100 países, as pessoas ainda confundem o funcionamento desse cálculo estatístico e constantemente são enganadas com promessas de aumento do score como consequência da realização de determinadas atividades comerciais.

Para entender essa ferramenta e finalmente saber como consultar score para financiamento é preciso que você veja os três pilares de hábitos financeiros em que se baseia a pontuação do score, cuja pode variar entre 0 e 1000.

  • Comportamento de crédito: esse critério diz respeito às declarações de débito do indivíduo a outras empresas credoras e à presença de ação judicial ou títulos protestados em cartórios;
  • Fornecida pelo próprio consumidor: informações pessoais constantemente concedidas na aquisição de bens ou serviços. CPF, RG, exercício profissional, comprovante de renda ou endereço, são alguns exemplos de itens exigidos no financiamento e que podem ser influenciar o score;
  • Registros públicos: são constatações dos Censos acerca do mercado de trabalho e do índice de inadimplência por região.

Ou seja, desde um simples dado fornecido para o cadastro de uma plataforma na internet até as informações dispostas pelo governo são úteis para determinar a nota do score do indivíduo. Logo, a lógica utilizada é de que quanto maior a avaliação, menor o risco de inadimplência dos processos de financiamento.

Artigo recomendado: Dívida caduca depois de 5 anos?

Como consultar score para financiamento

Como consultar score para financiamento!

Apesar de ser um empecilho para muitas pessoas, a consulta do score é essencial para realizar um financiamento e pode ser realizada de maneira gratuita por meio de serviços realizados pelo Boa Vista, Serasa ou SPC Brasil, alguns dos bureaus de crédito autorizados pelo Banco Central do Brasil para conduzir bancos de dados com informações de consumo dos indivíduos.

Observe o passo a passo para realizar a consulta em cada uma das opções:

Boa Vista

Uma instituição pouco conhecida mas que tem acesso aos dados financeiros do indivíduo e fornece informações simples e precisas é a Boa Vista.

  • Acesse a plataforma Boa Vista;
  • Insira seu CPF no campo solicitado;
  • Forneça informações pessoais como seu nome completo, data de nascimento, e-mail e telefone;
  • Digite o código de verificação exposto na tela;
  • Responda três perguntas para validar sua identidade;
  • Crie uma senha de acesso;
  • Faça log in
  • Concorde com os termos de uso;
  • Avalie seu histórico de débito e seu score.

Serasa

A princípio, o Serasa é uma empresa pública brasileira que reúne informações e realiza pesquisas e análises acerca das pessoas físicas e jurídicas que têm dívidas financeiras.

  • Acesse o Serasa Score;
  • Selecione a opção Consulte agora;
  • Forneça seu CPF ou faça cadastro na plataforma, caso ainda não tenha;
  • Verifique as informações que aparecerão na sua tela.

Em questão de segundos, você conseguirá visualizar sua nota e a pontuação média de outros cidadãos do seu CEP que comportam a mesma faixa etária.

SPC Brasil

Embora muitas pessoas utilizem a sigla como sinônimo para Serasa, esses são dois órgãos diferentes. Sendo assim, enquanto os dados do SPC Brasil são coletados a partir de dados de lojistas credenciados, as informações do Serasa advém de instituições financeiras.

  • Acesse o site SPC Brasil;
  • Encaminhe-se para o Portal do Consumidor;
  • Forneça CPF ou crie um acesso;
  • Observe os dados carregados na sua tela;

A plataforma possui, ainda, links para baixar o aplicativo SPC Consumidor, onde dicas são oferecidas para tornar a vida financeira do indivíduo mais saudável. Além disso, é possível conferir os benefícios à sua disposição, consultar o Cadastro Positivo (histórico financeiro do consumidor), gerar certificados digitais e consultar os pontos físicos de atendimento.

Como consultar score para financiamento: Entenda como saber se você tem boa pontuação?

Caso você tenha a curiosidade de consultar o score em todas as opções oferecidas pelo mercado, verificará que a nota pode sofrer alterações, pois segue critérios distintos a depender da organização. No entanto, agências de cálculo comumente estabelecem a seguinte relação dessa avaliação:

  • Ruim: até 300;
  • Regular: entre 301 e 700;
  • Boa: acima de 700.

Não existe uma determinação de um score que garanta a aprovação de um financiamento, porém quanto maior a pontuação, menor será o valor de entrada e maiores serão as chances de conquistá-lo.

Dicas para manter uma boa pontuação

Como já foi apresentado, a avaliação é fruto de um conjunto de hábitos financeiros do indivíduo. Por isso, alcançar o tão sonhado financiamento, seja ele imobiliário, estudantil ou destinado à aquisição de um veículo pode ser mais fácil seguindo as seguintes orientações:

– Respeite a data dos boletos e mantenha seus pagamentos em dia;

– Negocie dívidas em atraso o quanto antes;

– Evite solicitar empréstimos simultâneos em agências bancárias diferentes;

– Estruture um planejamento financeiro e não faça empréstimos que comprometam mais de 25% da sua renda mensal, a fim de evitar dívidas.

Se você gostou das nossas dicas sobre como consultar score para financiamento, me fala aqui nos comentários do artigo o que você achou? Eu quero muito saber!

Forte abraço! Te vejo no próximo artigo!

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente