Dívida caduca depois de 5 anos

Dívida caduca depois de 5 anos? Veja agora!

Essa é uma dúvida que muitos de nossos leitores aqui do blog tem, saber se dívida caduca depois de 5 anos! Em termos financeiros o nome correto para esse termo é  “dívida prescrita”.

Saber o que acontece com sua dívida depois do período de 5 anos é algo muito importante, pois ao contrário do que muitos pensam a sua dívida não é extinta, se é isso que você acha. Portanto dívida caduca depois de 5 anos, e com isso seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Mas a dívida continua! Ela não acaba, é preciso que você saíba disso! Veja nosso vídeo do canal no YouTube:

 

Neste artigo eu mostro se sua dívida caduca depois de 5 anos, se você tem dúvidas sobre esse assunto, então eu peço a você que leia este artigo com atenção e veja todas as dicas que eu tenho para você.

O porquê do termo “Dívida caduca depois de 5 anos”

Bom! A melhor forma de explicar esse termo é dando um exemplo, então vamos lá:

Digamos que aconteceu de uma pessoa ficar devendo em uma certa instituição financeira e não conseguiu pagar.

Seja por ter feito um empréstimo, por ter feito uma dívida no cartão de crédito ou simplesmente foi induzido pelo gerente de um banco a adquirir um produto com promessas de juros baixos e na realidade a coisa era outro e por N motivos você não conseguiu pagar.

O fato de você não pagar a dívida faz com que a instituição a qual você deve lhe proponha acordos para efetuar esse pagamento, mas digamos que mesmo assim não foi possível pagar a dívida.

Então os anos foram se passando, dois, três, cinco, sete anos e então essa dívida prescreveu, caducou…

Daí o termo “dívida caduca” ela caducou devido ao tempo que passou sem a dívida ser paga.

Dívida caduca depois de 5 anos
Foto: Guiabancario

Dívida caduca depois de 5 anos: Como meu nome fica após passar 5 anos sem pagar a dívida?

Como já foi dito no início do texto, a dívida caduca depois de 5 anos e o que acontece com seu nome é que ele acaba sendo retirado dos órgãosde proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Muitas pessoas se iludem achando que podem sair abrindo novos créditos, o que não é verdade! Por exemplo: Se você fez um dívida no banco do Brasil e essa dívida prescreveu, logo seu nome será retirado do SPC e Serasa.

Mas ao tentar um crédito em qualquer outro banco, você não conseguirá abrir o crédito, pois o seu nome terá uma restrição bancária.

Ou seja, por mais que a lei determine a retirada do seu nome dos órgãos de proteção ao crédito, a sua dívida não é extinta e automáticamente seu nome ficará incluso em uma espécie de lista negra dos bancos, onde você jamais conseguirá obter crédito naquela instituição ou instituições.

O que fazer para pagar dívida que caducou?

Apesar de seu nome não está incluso nos órgãos de proteção ao crédito após os 5 anos, sua dívida continua e como eu disse a instituição a qual você deve coloca seu nome em restrição dentro da instituição.

Mas digamos que você queira resolver o problema, você quer pagar a dívida!

Você deve ir até a instituição e propor um acordo para quitar a dívida. Normalmente esses acordos são feitos da seguinte forma:

  • Retirada total dos juros
  • Parcelamento da dívida
  • Pagamento da metade do valor principal
  • Pagamento total do valor principal

Ocorre que o banco até faz o acordo, mas mesmo assim a restrição continua.

O recomendado ao negociar a dívida é buscar uma garantia do gerente da instituição a qual você deve. Muitas vezes é possível negociar com  a instituição e pagando pelo menos o valor principal, eles já retiram essas restrições impostas pela instituição.

Como que fica meu nome no banco central em casos de dívidas com banco?

Se sua dívida caducou, seu nome continuará na lista de devedores do Bacem em ralação as instituições bancárias e em casos de acordo, o que muda é o termo da dívida que sai de “prejuízo” para “parcelamento compactuado de dívida” mas é importante que você saiba que a dívida continua em atraso até que ela seja paga.

Essa dívida sendo paga, só aí você fica com seu nome realmente limpo.

Dívida caduca depois de 5 anos
Foto: YouTube

A dívida caducou! Isso é um bom negócio?

Definitivamente não! Não é um bom negócio, pois hoje em dia existe um novo sistema chamado de cadastro positivo que neste caso jogaria seu nome lá pra baixo e você não teria condições nenhuma de obter crédito em lugar nenhum.

Antigamente se fazia muito isso, mas hoje é dia é super difícil você conseguir ter escore bom com dívidas em seu nome.

Eu devo frisar aqui que as leis estão cada vez mais rígidas em relação à devedores, então se você quer de fato buscar uma solução que realmente funcione o caminho é o que falamos acima, buscar pagar a dívida. Ok!

[simple-author-box]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.