Menu

Como Sair Das Dividas: Dicas reais para se planejar melhor!

Como sair das dividas

Não tem nada pior do que você ter uma dívida e não conseguir pagar ela e um problema maior é quando a dívida caduca, não é verdade? Mais do que ter a conta no vermelho ou até o nome sujo, muitas vezes, a dívida atrapalha o nosso desempenho, a nossa rotina. Neste artigo eu trago dicas incríveis sobre como sair das dividas de uma vez por todas.

Veja essa dica lá do meu canal no YouTube aproveita e se inscreve 😃

Eu acredito que quando devemos demais, acabamos descontando nas pessoas próximas a nós, sobra até para os familiares mais próximos, isso além de afetar a vida financeira, acaba afetando o casamento e todo o convívio familiar.

Aquele saldo devedor acaba sendo muito mais que uma simples divida, muitos de nós acabamos por nos tornar pessoas estressadas e doentes.

Segundo o site agência Brasil, um levanntamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra 62,4 milhões de brasileiros estavam com as contas em atraso em setembro. Apesar de a taxa ter se mantido estável na comparação mensal, a pesquisa aponta que o número de inadimplentes aumentou 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Se você está endividado e não sabe mais o que fazer então este artigo é para você, acompanhe atentamente todas as dicas que eu trouxe neste texto e aplique o quanto antes na sua vida.

São dicas reais, sem axismos e que envolve muito sacrifício financeiro, então se você quer sair das dividas de uma vez por todas, vem comigo nesta leitura.

Você pode gostar de ler: Qual a diferença entre empréstimo e financiamento

Como sair das dividas

Como sair das dividas? Veja um passo a passo completo!

Então veja este passo a passo sobre como sair das dividas, são cinco dicas que com certeza vão te ajudar a dar a volta por cima.

Então sem enrolação vamos as dicas para que você se livre das dividas de uma vez por todas.

Vamos lá!

1 – Sacrifícios serão necessário; Entender que sacrifícios serão necessários é o ponto de partida para se livrar das dividas. Entenda que este é um passo mental e não um passo técnico de fato.

Digamos assim, tá?

Você vai ter que entender que sacrifícios vão ser feitos e que você vai ter que trocar, as vezes, um conforto no presente por um conforto no futuro.

Por exemplo:

Se você conhece alguém que tem uma dívida no valor de R$500 reais, não tem porquê essa pessoa, que deve dinheiro, ir ao shopping comprar um tênis.

Entendeu? Não tem porquê!

Será preciso realizar sacrifícios. Então, por exemplo: você tá lá no ônibus, no transporte. Envés de ficar ouvindo sua música preferida, ouça uma audiobook que iria contribuir muito mais pra você, falando em termos de aprendizado, de conhecimento que você poderia monetizar depois.

Então esse é o primeiro passo para sair das dividas: Adiar o conforto presente por um conforto futuro.

2 – Fazer um levantamento das suas dividas; É algo simples de fazer e super básico, mas é extremamente necessário.

Você deve estar se perguntando porque fazer isso? E eu te digo, é muito importante conhecer a nossa dívida e entender o tamanho e a proporção que ela pode tomar se essa dívida não for quitada rapidamente.

Até porque existe uma diferença enorme entre entender que temos uma dívida e o impacto que ele pode nos causar a longo prazo.

Com essa informação nas mãos, conseguimos pensar na trajetória que ela vai tomar e com isso, tomar uma decisão mais assertiva.

Até porque, negligenciar o tamanho da nossa dívida e o quanto ela cresce é ter certeza de que resolver esse problema vai demorar cada vez mais.

3 – Ter uma planilha de orçamento; Esse é um passo importantíssimo, pois na planilha você vai lançar seus gastos, principalmente se você estiver sem saber como sair das dividas.

Mas, veja só: Não adianta ficar imaginando quanto você gasta com isso ou com aquilo…

A planilha é exatamente para que você tenha precisão sobre a origem dos seus gastos, ou seja, a planilha é algo indispensável para que você chegue a esse objetivo.

No vídeo abaixo você consegue aprender como criar sua própria planilha de gastos, confira:

Realizar mais esse sacrifício só vai ser possível se você tiver uma noção do problema e tambem tiver noção do prêmio que vai ter que no caso, é a economia de gastos no fim do mês. Para que você tenha noção de tudo isso, será preciso lançar todos os seus gastos em uma planilha.

4 – Trocar sua dívida por uma com juros menores; Esse passo é um passo complementar a todos os outros citados no texto, pois não adianta só economizar e cortar gastos.

Muitas vezes é possível trocar sua dívida por uma com juros menores, com isso você conseguiria gerar uma economia muito grande.

Um exemplo prático é no caso de empréstimos,  se você pegou um empréstimo com juros de 10% ao mês e em outro banco a mesma modalidade de crédito é oferecido com juros de 7% ao mês é totalmente possível transferir sua dívida para este outro banco e com isso economizar uma boa grana.

Então é muito importante que assim que você identifique esse problema com juros, você busque uma solução o mais rápido possível.

É bem comum acabarmos por procrastinar e não procurar resolver logo o problema, então se você tem esse tipo de problema, procure correr atrás e resolver o quanto antes. Não espere essa dívida virar uma bola de neve!

5 – Procure fazer a negociação da dívida; Aqui se encontra um problemão e sabe como negociar sua dívida é extremamente necessário.

Se mesmo depois de você ter realizado todos os passos anteriores e mesmo assim tem um dívida que você não consegue pagar e não está conseguindo guardar dinheiro, ou seja, está cortando onde dá e ainda sim está com nome sujo.

O recomendado é ir pro banco ou pra quem você deve e renegociar essa dívida, busque por um parcelamento do saldo devedor ou tente negociar pagar o valor avista com um super desconto.

Quem vendeu, quer receber e para não ficar no prejuízo muitas buscar descontos ou parcelamento é uma possibilidade que vai beneficiar a todos.

Um bom exemplo são aqueles momentos em que os bancos oferecem super descontos em renegociação de dívidas, se isso ocorrer com você, procure abraçar a oportunidade e resolva seu problema o mais rápido possível.

Leia também: Posso pagar conta vencida em qualquer banco

Como sair das dividas

Dica bônus!

Se mesmo depois de tudo que falamos aqui sobre como sair das dividas, você ainda continua sem um rumo a seguir.

Nossa dica bônus é procurar uma segunda fonte de renda que no caso pode ser trabalhos feitos em casa, são bons exemplos disso, trabalhos de freelancer como redatores, tirar fotos e vender na internet, além de coisas que podem ser feitas em casa e vendidas em horários vagos.

O importante é não ficar parado pensando que seu problema não tem solução. Arregace as mangas e vá em frente que com certeza você vai conseguir sair das dividas e iniciar seu ano com o pé direito.

Espero ter ajudado com as dicas que deixei neste artigo.

Forte abraço e até o próximo texto!🙂

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente