Se você é maior de idade e já trabalhou com carteira assinada com certeza você já deve ter ouvido falar do cartão do cidadão da Caixa ou então se você está trabalhando pela primeira vez é vai ter sua carteira assinada, provavelmente seu empregador precisará do cartão do cidadão da Caixa para lhe cadastrar no PIS/ Pasep. Veja meu vídeo no canal do YouTube:
Este cartão é de uso pessoal e intransferível, ele serve para que as pessoas possam sacar qualquer tipo de benefício como retirar bolsa família, Abono Salarial e Seguro desemprego ou fazer consultas de saldos do FGTS e PIS por exemplo.
O banco responsável por sua emissão e distribuição é a própria Caixa econômica Federal, como dito no início do texto, entre suas funcionalidades o principal motivo de ter o cartão do cidadão é realizar saques de benefícios que você possa vier a ter.
Para utiliza-lo será preciso que com ele em mãos, você siga até uma agência da Caixa e crie uma senha de acesso, após a senha criada você poderá utiliza-lo para todos os afins que o cartão se dispõem, só lembrando que os locais onde o cartão do cidadão pode ser utilizado são:
- Agências da Caixa
- Casas Lotéricas
- Caixas eletrônicos e
- Correspondentes Caixa Aqui.
Então se você ainda não possue seu cartão e pretende fazer o pedido para tê-lo, segue abaixo a documentação necessária para pedir e como você deve proceder ao realizar saques e consultas de saldos de benefícios.
Artigo recomendado: Saque sem cartão no banco do Brasil. É possível?
Como fazer a solicitação do Cartão do Cidadão da Caixa?
Agora que você já sabe para que o cartão serve, veja como fazer o solicitação do seu cartão!
Inicialmente será preciso que o indivíduo que deseja adquiri-lo não possua outros cartões de recebimento de qualquer benefício. No caso os cartões para recebimento do bolsa família e bolsa escola, eles também tem as mesmas funções do cartão do cidadão.
Os outros pré requisitos para adquirir o cartão são:
- Ter cadastro no Número de Inscrição Social (NIS), PIS/PASEP ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT)
- Estar com todos os seus dados pessoais atualizados na Caixa Econômica, dados estes que compreendem seu endereço atualizad e o local onde você trabalha.
Como dito anteriormente, este cartão tem caráter exclusivo para o uso de pessoas que precisam sacar qualquer tipo de benefício.
Ou seja, o requerimento para adquirir o cartão só pode ser feito por pess aos que realmente vão utiliza-lo.
Neste caso pessoas que apenas querem tê-lo ficam impedidos de fazer a solicitação até que se comprove a real necessidade para utilizar o cartão.
O meio mais rápido e pratico para fazer à solicitação é pelo telefone: 0800-726-0101 disponibilizado pela Caixa econômica.
Como nunca é demais lembrar, ao fazer a ligação, esteja de posse dos dados do seus NIS ou NIT, isso irá ajudar a agilizar o processo de solicitação.
Outra forma de realizar a solicitação do cartão é diretamente à uma agência da Caixa, desde que você se enquadre nos termos para ter o cartão e realizar o pedido de emissão do Cartão do Cidadão.
Após realizar o procedimento para que seu cartão seja emitido, ainda será preciso aguardar em média 15 dias úteis para que o cartão chegue no seu endereço fornecido a Caixa. Assim que estiver com o cartão também será preciso que você faça o desbloqueio sendo preciso a criação de uma senha de acesso para utilizar o cartão normalmente.
Veja também: Serviços disponíveis no banco postal!
Sobre saques e Consulta de Benefícios!
Se você já possue possuir o cartão do cidadão da Caixa, é bem provável que você esteja ou vai receber algum tipo de benefício.
Para tal, será necessário que você em posse de um documento que o identifique apresente-o em uma dada lotérica ou agência da Caixa mais próxima para realizar consultas e saques, outra forma de realizar esses serviços é dirigindo-se à um terminal de auto-atendimento da CAIXA e realizar suas operações sempre em posse da sua senha de acesso que é pessoal e intransferível.
Geralmente o objetivo desse ter o cartão é realizar um saque, para casos onde você queira apenas consultar o saldo/extrato do seu FGTS ou PIS, é só acessar o próprio site da Caixa Econômica não sendo preciso ter o cartão para tal atividade.
Agora se você for fazer algum tipo de saque será preciso criar a Senha Cidadão que no caso, serve para habilitar o Cartão do Cidadão para todos que você consiga receber qualquer tipo de pagamento provindo de benefícios sociais realizados pela agência da Caixa Econômica.
Tal habilitação pode ser feita diretamente nas casas lotéricas, correspondentes caixa aqui ou agências da Caixa Econômica Federal.
Ao realizar o procedimento, o requerente deverá preencher um termo de responsabilidade e apresentar um documento pessoal que pode ser a carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho ou qualquer outro documento com foto que sirva lhe identificar.
E aí! Entendeu todas as dicas sobre cartão do cidadão da Caixa? Caso ainda haja alguma dúvida que não mencionada ao longo do texto é só deixar nos comentários do blog, que terei prazer em pesquisar e responder sua questão. Ok!☺