Que o caixa eletrônico é uma grande facilidade, isto todos nós sabemos, Porém apesar de todas estas facilidades, existe um problema sério que é o dinheiro não saiu do caixa eletrônico? O que eu devo fazer?

Podemos pagar contas, fazer depósitos ou saques, transferência de valores, enfim, é um banco a sua disposição 24h por dia.

Acredito que já deve ter acontecido com você ou com alguém que você conhece, ou não?

Afinal, estamos falando de máquinas, e máquinas podem quebrar ou falhar, e neste momento precisamos observar algumas variáveis:

Além destas variáveis, devemos ainda levar em conta a seguinte situação, foi debitado de sua conta, o valor que não foi liberado?

Artigo mais recente: Como negociar dívida com os bancos

Dinheiro não saiu no caixa eletrônico

O Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico?

Porém não foi debitado de sua conta corrente, se esta for a situação, então não precisa fazer nada, além é claro de refazer a operação em um outro caixa eletrônico.

Entretanto, se o dinheiro não saiu do caixa eletrônico, mas foi debitado de sua conta, é preciso que entre em contato com o seu banco o mais rápido possível.

Desta forma, a central poderá lhe auxiliar com o estorno deste valor, e reiniciar a máquina que está com problemas.

É provável, que a máquina esteja sem cédulas, ou que tenha apresentado um problema em seu funcionamento.

Sendo assim, o banco além de resolver o seu problema, evita que outras pessoas passem pela mesma situação.

É possível, da central de atendimentos desligar um Caixa Eletrônico se este estiver com problemas, basta passar o número do caixa para a pessoa que esta lhe atendendo.

Para você ler: Abrir conta corrente em outro país. É possível?

Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico

O Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico, e eu não consegui falar com o atendimento.

Dependendo do horário em que a operação foi realizada e de acordo com o local onde está localizado o caixa eletrônico, o atendimento pode ter sido encerrado.

Entretanto, existe ainda o SAC e você deve entrar em contato com o SAC e informar o que aconteceu, isto se o valor foi debitado de sua conta.

O SAC, irá abrir uma reclamação, não deixe de anotar tudo, horário, protocolo de atendimento, número do caixa eletrônico, tudo que puder para se salvaguardar.

O Banco terá até 5 dias uteis para resolver a situação, ou dar um parecer sobre o caso.

Porém se o caixa eletrônico for do Banco 24h (TECBAN), este prazo poderá aumentar para 10 dias.

Ainda assim, o Banco tem a responsabilidade de arcar com qualquer problema que este terminal de atendimento gerou, sendo do banco ou não.

Por isto é normal que o SAC do seu banco, entre em contato para repactuar o prazo (para negociar o prazo), ou já estipular um prazo de 10 a 15 dias úteis.

Entretanto se você não se sente confortável com isto, você pode falar direto com o BACEN (Banco Central), que verificará junto ao seu banco como anda o processo.

Sendo assim, se houver necessidade de intervenção o Banco Central fará.

Você poderá ainda, fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, por isto é bom anotar todos os dados e anexar comprovantes, se tiver.

Artigo mais recente: Cobrança indevida na conta corrente. O que fazer?

Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico

Dica final!

Os caixas eletrônicos de verdade tornam as novas vidas muito mais fáceis, uma boa parte de seus usuários usam para fazer saques.

Porém, o terminal de atendimento (caixa eletrônico), tem outras funcionalidades, como pragar contas, realizar transferências, efetuar depósitos.

Mas estamos falando de máquinas, e elas podem falhar, não realizar a operação desejada sem prejuízo para o correntista.

Porém quando estamos falando de saque, e o Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico, bate um desespero.

A principal dúvida e medo do cliente, é saber como vai provar que o valor não saiu.

Tecnicamente falando, o banco tem como saber se o dinheiro foi ou não retirado.

Esta operação é feita com a contagem das notas e das operações realizadas, então não precisa se preocupar em provar, o Banco tem como saber.

Se sobrou ou faltou, algum valor naquele caixa eletrônico que você tentou realizar o seu saque.

Dinheiro não saiu do caixa eletrônico e foi debitado da sua conta, entre em contato com o banco e informe o ocorrido, caso queira poderá fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia.

Por isto é bom anotar todos os dados da operação, com quem falou, número de protocolo, local e horário.

Lembrando que o prazo para solução pode levar até 15 dias, vai depender do terminal de atendimento, se era do Banco ou um da TECBAN os bancos 24h.

Algumas dicas:

Mas, se ainda assim tomando todos estes cuidados, ocorrer algum problema entre em contato com a central de atendimento do seu banco.

Principalmente se o problema for o dinheiro não saiu do caixa eletrônico, e foi debitado da sua conta.

Desta forma o banco atuará para estornar o valor debitado, e ainda na reparação daquele equipamento.

Não podemos esquecer do prazo de reparação, que é de 5 dias úteis segundo o Decreto 6523/2008 da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Sites de referência para elaboração deste texto:

https://www.jpnews.com.br/tres-lagoas/clientes-tentam-sacar-em-caixa-eletronico-mas-dinheiro-nao-sai-e-e/117663/

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/143260-bancos-brasileiros-recebem-alerta-virus-rouba-caixa-eletronico.htm

https://creditoeemprestimo.com/fui-sacar-o-dinheiro-no-caixa-eletronico/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *