Quantos São os Números dos Cartões de Crédito? Quais são eles?

By | 29 de junho de 2020

Saber quantos são os números dos cartões de crédito é fundamental para que você possa utilizar com segurança seu cartão. 

A tecnologia e os meios digitais de pagamento substituem cada vez mais a tradicional cédula e também as moedas. Atualmente existem diversas formas diferentes para efetuar pagamentos e realizar transações financeiras sem o uso de dinheiro físico.

Dentre estas formas de pagamento, uma das mais conhecidas é o cartão de crédito que atualmente existem inclusive  campanhas de publicidade recomendando o uso do cartão como meio de pagamento e em troca são acumulados pontos que servem como descontos em várias compras 

Atualmente os cartões de crédito são largamente utilizados não só no Brasil, mas em todo o mundo, versáteis, eles oferecem segurança e ao mesmo tempo facilitam o pagamento que pode ser até mesmo parcelado.

Por falar em segurança, os cartões possuem diversos mecanismos e numerações que poucas pessoas sabem a real importância. Portanto, este será o assunto do nosso artigo.

Quantos são os números dos cartões de crédito? Você conhece a função de cada um deles? Descubra em detalhes no próximo tópico!

Veja também: Pagamento do cartão de crédito: O que muda por causa do coronavírus?

Quantos são os números dos cartões de crédito? Veja quais são eles

Número do cartão: No Brasil, os cartões de crédito e débito possuem um sequencial de 16 dígitos. Dentre estes dígitos, os seis primeiros identificam a bandeira do cartão e a sua finalidade. Vale destacar, que os cartões de crédito e débito devem começar obrigatoriamente com os números 3, 4, 5 ou 6.

Dentre as bandeiras mais conhecidas, podemos citar os seguintes prefixos:

  • Visa: 4;
  • Mastercard: 51 a 55;
  • American Express: 34 ou 37;

As regras que padronizam a numeração dos cartões de crédito são definidas pela ISO/IEC 7812 com o objetivo de padronizar as operações financeiras e cartões em todo o mundo.

Já os 9 números seguintes são utilizados para identificar o cliente a qual pertence o cartão. Por fim, temos o 16º dígito que funciona como dígito verificador, sendo utilizado para detectar digitações incorretas e prevenir fraudes.

Data de validade: A data de validade como o próprio nome já diz, determina o período de vigência do respectivo cartão. Após a data definida neste campo o cartão perde a sua utilidade e precisa ser substituído por outro.

Código verificador – CVV: O código verificador fica localizado atrás do cartão. O CVV é um número gerado pelas instituições bancárias através de um algoritmo se segurança com o objetivo de ser mais um mecanismo de segurança e proteção.

Veja também: Códigos de erros do cartão: [Veja o significado de cada um deles]

Quantos São os Números dos Cartões de Crédito

Quais são as demais informações presentes em um cartão?

Além dos números citados no tópico anterior, os cartões também possuem outros itens de segurança, sejam eles de crédito ou débito, veja:

Chip: Realizar transações com cartões de crédito é algo tão comum, que talvez você nem tenha se perguntado qual a função do chip inserido na parte frontal do seu cartão.

Há alguns anos, as transações com cartão de crédito ou débito eram registradas e autorizadas pela leitura da tarja escura na parte de trás do cartão, sendo necessária ainda a apresentação de um documento com foto para a sua utilização. 

No entanto, com o avanço da tecnologia surgiram os cartões com chip que oferecem maior segurança nas transações e dispensam a apresentação de documentos de identificação. 

Os chips apresentam as informações necessárias para a realização de pagamentos seguros e permitem a utilização se senhas de autenticação, garantindo assim, que apenas o detentor da senha, ou seja, o proprietário realize transações.

É importante ressaltar que o chip gera um código a cada transação realizada e valida este código junto a operadora, todo esse mecanismo visa garantir maior segurança nas transações e impedir por exemplo, que o chip seja copiado e o cartão clonado.

Nome do banco emissor: Os cartões de crédito e débito também devem contar com uma impressão em que seja possível identificar o nome do banco emissor do respectivo cartão.

Nome do portador: Os cartões sejam eles de crédito ou débito são pessoais e intransferíveis e por isso são gravados com o nome do seu titular.

Número de identificação BIN: Essa numeração possui 4 dígitos é igual aos quatro primeiros números do cartão e aparece logo abaixo deles em fonte reduzida.

Bandeira: Na parte frontal dos cartões de crédito e débito também é possível verificar a bandeira do cartão, sendo as mais comuns e conhecidas VISA e Mastercard.

Por fim, alguns cartões ainda apresentam na sua face frontal o tempo de relacionamento entre o cliente e o respectivo cartão.

Veja também: Como solicitar cartão MasterCard internacional? Veja o que você deve fazer!

Conclusão

Você já tinha reparado que os seus cartões possuem tantas informações importantes? Gostou do nosso conteúdo, foi interessante para você? 

Então não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares através das suas redes sociais para ajudar o Guia Bancário à crescer!

Ficou alguma dúvida, possui uma sugestão? Então não deixe de nos enviar através dos comentários!

Até a próxima!

[simple-author-box]
Category: Cartões de crédito e débito

About Ruan Caetano

O Ruan Caetano possue uma vasta experiência em criação de conteúdos relacionados ao uso dos serviços bancários, seu comprometimento, seriedade e vontade de ajudar as pessoas nestas questões, o torna apto a dar dicas e soluções para problemas que tenham haver com uso dos serviços bancários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.