Menu

Posso usar o cartão da poupança como débito?

Posso usar o cartão da poupança como débito

Posso usar o cartão da poupança como débito? Esse é uma dúvida de muitos dos nossos leitores!

Eu já lhe adianto que sim! Na maioria dos casos você pode usar o seu cartão da poupança como débito, isso desde que sua conta tenha essa função. 

Então eu recomendo que você acompanhe o artigo para saber mais sobre o assunto!

Posso usar o cartão da poupança como débito
Foto e reprodução: Caixa Econômica Federal

Posso usar o cartão da poupança como débito? Veja como usar!

Muita gente não sabe, mas a conta poupança funciona de forma praticamente idêntica a uma conta corrente, ela inclusive permite o pagamento de boletos, contas de consumo, tributos, a realização de transferências entre outras operações.

Sendo assim, a principal característica que diferencia a conta poupança das contas correntes é o rendimento. O dinheiro aplicado na conta poupança possui um rendimento mensal, diferentemente dos valores depositados em uma conta corrente.

Inclusive os cartões de uma conta poupança costumam estar atrelados a uma determinada bandeira como Elo, Master ou Visa e é justamente isso que permite a utilização do saldo da conta corrente através da função débito.

Verifique se o cartão da sua conta poupança possui uma bandeira, caso possua você poderá utilizá-lo para compras e pagamentos sem precisar dirigir-se até um caixa eletrônico para realizar saques.

Para utilizar o cartão da sua conta poupança para a realização de compras basta informar ao vendedor que a compra será realizada na função débito e logo após digitar a sua senha na máquina de cartões . 

É importante ressaltar que a transação somente será aprovada pela instituição financeira caso exista saldo na conta poupança suficiente para efetivar a compra. No momento da aprovação da compra o valor é imediatamente debitado em sua totalidade da respectiva conta poupança.

Por falar em poupança, você sabe qual é o seu rendimento? Veja no próximo tópico!

Veja também: Qual o melhor dia para sacar na poupança?

Posso usar o cartão da conta poupança na função crédito?

Não. Infelizmente não é possível utilizar o cartão da conta poupança na função crédito, nem mesmo solicitando uma possível liberação ao banco.

O cartão da conta poupança funciona exclusivamente na função débito, necessitando ainda que existe obrigatoriamente crédito na conta.

Posso usar o cartão da poupança como débito: Agora que você já sabe! Veja quanto rende seu dinheiro na poupança!

O rendimento da poupança está relacionado ao percentual da Taxa Selic e também a uma taxa conhecida como TR a taxa referencial, vamos explicar melhor como funciona.

De acordo com a legislação o rendimento da poupança deve ser equivalente a 70% da Taxa Selic do período mais a taxa TR.

Atualmente o percentual da taxa TR é zero (0) e o percentual da Taxa Selic de 3% ao ano. Logo, 70% corresponde a apenas 2,10% ao ano.

Sendo assim, basta dividir este percentual por 12 que é o número de meses do ano para encontrar o rendimento atual da poupança que é de aproximadamente 0,17% ao mês.

Certamente, agora ficou mais fácil saber quanto rende mensalmente o seu saldo da poupança com a atual Taxa Selic de 3%. Vamos a um exemplo:

Vamos supor que você possua R$ 10.000,00 em sua conta poupança, quanto ela renderia:

10.000 x 0,17% = R$ 17,00

Achou pouco? Infelizmente este é o rendimento da conta poupança com a atual Taxa Selic.

Como abrir uma conta poupança. Quais os documentos necessários?

Abrir uma conta poupança é muito fácil. Para isso basta se dirigir a qualquer agência e instituição bancária, sendo a Caixa a mais tradicional opção neste segmento.

Logo após chegar na agência informe-se a respeito do setor responsável pela abertura de contas poupança. Para abrir a sua conta poupança serão necessários os seguintes documentos:

  • Original do documento de identidade com foto;
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado;

Caso opte por abrir uma conta poupança na Caixa Econômica Federal você também poderá fazer isso através de um Correspondente Caixa Aqui ou em uma Unidade Lotérica.

Posso abrir uma conta poupança com restrições no nome?

​Para abrir a poupança é necessário apenas estar com a situação cadastral do CPF regular. Logo, qualquer outra restrição não é impeditiva nem mesmo as restrições dos serviços de proteção ao crédito como SPC/SERASA.

Posso usar o cartão da poupança como débito
Foto retirada do site mundo dos bancos

​Consigo abrir conta poupança pela internet ou celular?

Não. Infelizmente ainda não é possível abrir uma conta poupança pela internet ou telefone. Apenas em agências bancárias.

Qual o valor mínimo para abertura de uma conta poupança?

Não há um valor mínimo, no entanto a conta com saldo zero e sem movimentação no período de 180 dias é encerrada automaticamente.

Um menor de idade pode abrir uma conta poupança  em seu nome?

Inegavelmente, a abertura de conta de poupança em nome de menor de 16 anos deve ser realizada pelo responsável legal. 

No entanto, quando se tratar de maior de 16 e menor de 18 anos, a conta poderá ser aberta pelo próprio menor, desde que acompanhado pelo responsável legal.

Veja também: Como abrir conta poupança para menor de idade na caixa? Confira nossas dicas!

Sendo assim, esperamos que com esse artigo você tenha retirado suas dúvidas em relação a utilização do cartão da conta poupança como débito e também outras dúvidas relacionadas a conta poupança.

Ainda ficou com alguma dúvida? Envie nos comentários!

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente