Menu

O que é fiança bancária? Entenda como esse tipo de contrato funciona!

O que é fiança bancária

Muitas vezes o que atrapalha ou impede que grandes negócios sejam concluídos com sucesso é a questão do conhecimento sobre contratos que podem ajudar na confiança entre as partes para realizar parcerias que de fato sejam um sucesso. Neste artigo eu explico o que é fiança bancária e em que casos ela pode ser utilizada.

Este tema é inclusive questão de provas e concursos para quem deseja ingressar em cargos relacionado ao mercado financeiro.

Então se você está estudando para alguma prova ou simplesmente tem dúvidas sobre o tema, eu recomendo que você leia este artigo com atenção e veja todas as dicas que eu tenho para você.

Você sabia que no sistema bancário nacional existem mais de 200 bilhões de reais em fianças bancárias emitidas? E que essas fianças são usadas para garantir os mais diversos tipos obrigações entre as partes envolvidas no negócio.

Veja também: Documentos que podem servir como comprovante de residência

O que é fiança bancária
O banco é quem faz o contrato de fiança bancária

Quais empresas podem realizar um contrato de fiança bancária?

As empresas que podem celebrar um contrato de fiança bancária são as mais diversas, entre elas, se destacam:

  • Petroquímicas
  • Setor de alimentos
  • Farmacêutico
  • Logística
  • Construção civil
  • Máquinas e equipamentos entre várias outras

Eu devo lembrar que além das grandes empresas, As pequenas e médias empresas estão aderindo com força aos contratos de fiança bancária para fazer suas empresas crescerem, facilitando novas parceiras, dando rumos nunca visto aos mais diversos setores.

O maior problema enfrentado hoje pelas empresas são a falta de informação,  pois muitas pessoas, donas de empresas acabam ficando paradas no meio do caminho e não crescem, simplesmente por não conhecer como esse serviço prestado pelos bancos funciona.

Artigo recomendado: Como pagar o IPTU? Veja agora!

Quanto às garantias! Como funciona?

O fato de ser um documento super seguro pra qualquer tipo de negócios,  faz com que pensasssimos sobre as garantias, porque os bancos simplesmente vão ter prejuízo caso esse contrato não seja honrado.

Então à questão das garantias funcionam da seguinte forma:

O banco emite um documento na qual ele garante o pagamento de um produto ou serviço feito por um cliente do banco com terceiros flexibilizando o negócio, podendo assim as partes  chegarem a discutir prazos e condições mais longas para pagamento entre as partes.

Mas assim como o banco garante o pagamento,  o mesmo,  fica responsável por recolher suas garantias,  ou seja, o banco normalmente se assegura das garantias que seu correntista lhe dar para que os acordos, prazos e pagamento seja quitados sem prejuízo as partes envolvidas.

Antes de saber o que é fiança bancária, veja as vantagens que ela proporciona a sua empresa!

Se você é cliente do Banco do Brasil por exemplo, além de vantagens como:

  • Total aceitação pelo mercado, em razão da segurança e tradição da marca BB.
  • Comissão de fiança negociada de acordo com a característica da operação.
  • Possibilidade de atualização monetária do limite afiançado.

Essa carta ainda pode te ajudar com:

  • Obtenção de empréstimos e financiamentos no país.
  • Habilitação em concorrência pública.
  • Locação.
  • Adiantamento por encomenda de bens.

Você pode gostar de ler: Como fazer um contrato de locação particular

Contrato de fiança bancária
Ao assinar o contrato de fiança bancária o banco também vai querer garantias suas

O que é fiança bancária?

A fiança bancária garante o cumprimento ou pagamento relacionado a contratos de fornecimento, financiamentos á longo prazo, licitações e até mesmo garantias vindas de questões relacionadas á acordacordos comerciais.

A fiança bancária é um serviço prestado pelos bancos em forma de contrato, no qual o banco garante que seu cliente vai cumprir o que foi prometido ao fechar um negócio ou acordo comercial.

A fiança bancária não é coisa nova, ela já utiliza a muito tempo por grande parte do empresariado brasileiro, inclusive pequenas e médias empresas.

Este documento possue tanta credibilidade, que ele pode ser um divisor de águas para sua empresa, pois este documento aumenta o nível de confiança entres as partes envolvidas no negócio.

Agora que você já entendeu a importância deste documento, deixa aí nos comentários sua dúvida ou elogio sobre o tema que acabamos de ler.

Até breve!

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente