Menu

Como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa? Confira nossas dicas!

como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa

Neste artigo eu mostro como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa, de forma simples e fácil. Esse é serviço que hoje em dia se tornou indispensável para as pessoas que fazem uso de serviços bancários todos os dias.

É comum utilizarmos de aplicativos bancários ou o próprio internet banking para facilitar nossa vida e ganhar tempo na hora de resolver alguma questão bancária.

Logo, os telefones celulares tem se tornado um aliado poderoso no auxílio aos serviços bancários. Nos dia de hoje, é super simples, prático e rápido realizar transações bancárias como transferências de dinheiro e pagamentos de boletos bancários, tendo como ferramenta o seu celular ou computador.

Além de ajudar a ganhar tempo na correria do dia a dia, faz com que agente economize dinheiro, pois não precisamos gastar dinheiro com transporte público ou com gasolina para se deslocar até a agência bancária, daí a importância da assinatura eletrônica, que serve como chave de acesso à serviços essenciais e super utilizados no nosso cotidiano.

Então, sempre que você for fazer uso de algum serviço bancário pelo Internet Banking ou por aplicativo, será necessário utilizar a assinatura eletrônica para que você tenha acesso ao serviço e a execução do mesmo.

O que algumas pessoas não sabem, é que para certos casos, não é necessário se deslocar até a agência para fazer a solicitação habilitação da sua assinatura eletrônica.

O serviço de habilitação da assinatura eletrônica também está disponível nos terminais de autoatendimento e aplicativos da Caixa, com a ressalva de que essa habilitação por meio de terminais ou App não está disponível para conta múltipla ou conjunta simples.

Então essa alternativa de fazer o cadastro da assinatura eeletrônica pelos terminais de autoatendimento ou app são as maneiras mais fáceis e rápidas e que tem a mesma segurança de se fazer a habilitação com o seu gerente, sendo que você pode se organizar e realizar o procedimento da forma que mais lhe for útil.

Para você: Como saber o número do PIS?

como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa

Como cadastrar minha assinatura eletrônica sem precisar do gerente de conta?

Se você quer saber como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa sem o auxílio do seu gerente de contas, saíba que ela pode ser feita nos terminais de autoatendimento e aplicativo da Caixa.

Para que o procedimento de habilitação da assinatura eletrônica seja realizado somente pelos meios citados assima, será preciso que seu cartão seja só débito ou só crédito, ele sendo as suas funções, aí não tem jeito, será preciso se deslocar até sua agência bancária.

Atualmente, a assinatura eletrônica está disponível de duas formas. Veja:

  • Assinatura eletrônica simples – Que neste caso é para contas que possuem um titular ou mais, sendo que a conta é movimentada livremente. Para isso, essa assinatura eletrônica será composta por 6 dígitos, sendo que aqui, poderá fazer a habilitação por meio de aplicativo ou terminal de autoatendimento.
  • Assinatura eletrônica múltipla –  A assinatura multipla é para conta conjunta, comum para pessoas que são casadas e possuem conta juntos, se faz uso da assinatura eletrônica múltipla por causa da necessidade dos dois precisarem assinar para que a transação bancárias seja realizada. Neste caso, a assinatura eletrônica será composta por 8 caracteres, sendo que terá obrigatoriamente letras e números, não podendo haver caracteres especiais, espaços em branco, sequência simples, sequência alternada ou mais de duas letras ou números repetidos. Só lembrando que aqui, o gerente é quem disponibiliza essa assinatura, sendo que você posteriormente poderá modifica-la diretamente no seu aplicativo da Caixa. Ok!😉

Você pode gostar de ler: Depósito sem cartão no caixa eletrônico da Caixa

como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa

Como realizar a habilitação da assinatura eletrônica  pelo aplicativo e terminais de autoatendimento?

Para realizar o procedimento de habilitação da assinatura eletrônica pelo aplicativo, será necessário baixar o app, que pode ser feito pelas plataformas da Google Play ou Apple Store, o app da Caixa.

Para baixar o aplicativo clique no link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gabba.Caixa

Assim que baixar o aplicativo, você deve preencher todos os espaços onde são solicitados as informações, neles serão colocados seus dados pessoais, como nome, CPF e data de nascimento. Lembre-se de não colocar caracteres especiais ou fazer qualquer tipo de acentuação no seu nome.

Logo em seguida, será necessário preencher todos os campos com seus dados bancários, como a Agência, Tipo de Conta, Número da Conta e Senha da Conta.

Feito todo o procedimento, você deve cadatrar seu usuário e senha. Lembre-se que o nome de usuário deve possuir de 10 a 20 caracteres com letras e números, não deve ter caracteres especiais, acentuação ou espaços em branco. Com o nome de usuário será possível acessar todas as suas contas, pelo aplicativo ou computador através do internet banking.

Para a senha, deve ser composta por 6 a 8 caracteres, sendo todos por letras e números.

Dica: Lembre-se de colocar uma senha diferente das demais senhas que você possue, jamais utilize senhas que remetem à datas especiais como aniversários e datas comemorativas.

Veja também: Qual o horário de funcionamento dos bancos?

como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa

Como fazer para alterar assinatura eletrônica pelo aplicativo da Caixa?

Não basta saber como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa, Você também precisa saber como realizar a alteração da assinatura inicial. Caso você já utilize normalmente os serviços do App por assinatura eletrônica significa que o procedimento de alteração da assinatura já foi realizada.

Tal alteração é super necessária pois ao realizar esse cadastro você jáconsegue fazer uso das demais funções através do App da Caixa e pelo Internet Banking.

Ao baixar o App, só é possível mesmo acessar sessões de saldos e extratos, não sendo possível realizar outros procedimentos como pagamento e transferência.

Geralmente essa a assinatura também é conhecida como Token eletrônico, muito comum em outros bancos principalmente em bancos digitais como banco Inter, Rendimento e Remessa online.

Para que seja possível fazer a alteração do Tokem(Assinatura eletrônica) você deve realizar um dos três procedimentos abaixo. Veja:

Pelo Aplicativo: Ao abri o seu aplicativo, será necessário clicar em “Senhas e Configurações”, logo em seguida, você deve selecionar a aba “Senhas e Acesso” depois a aba “Assinatura Eletrônica”. Agora será preciso clicar em “Cadastrar Assinatura” sendo necessário aceite os termos de uso do App.

Pode acontecer de a última aba não ficar disponível para finalizar o processo, se acontecer, significa que você já deve ter uma assinatura eletrônica cadastrada ou então você não está de acordo as opções disponíveis, sendo preciso se deslocar até sua agência e falar com seu gerente para que ele verifique a situação é resolva seu problema.

Caso este último botão não esteja disponível, você se encaixa em alguma das exceções e deve procurar sua agência. Ou então, já tem uma assinatura eletrônica cadastrada e deve pedir para o seu gerente exclui-la.

Pelo terminal de autoatendimento:  Para realizar a operação pelo terminal de autoatendimento você deve informar sua assinatura eletrônica e em seguida clicar em “Confirmar”.

Feito isso, será preciso ir até o caixa eletrônico e seguir o caminho a seguir: Outros Serviços > Senhas e validações de acessos > Desbloqueio de Assinatura.

Pelo Telefone: Tambem é possivel fazer sua assinatura eletrônica pelo telefone, se o seu cartão for dos mais antigos que não tem chip, você deve pedir para seu gerente de conta para que ele crie uma assinatura eletrônica para você .

Só lembrando que este atendimento pode ser feito através do telefone, neste caso será feito um cadastro de maneira provisória, que pode ser usado em até 15 dias úteis.

Sendo necessário utiliza-lo o mais rápido que puder, para não vencer o prazo de uso, você deve logar no Internet Banking, acessar a aba “Senhas e Configurações”, “Senhas e Acesso” e “Assinatura eletrônica”.  Por fim, você deve escolher a conta desejada e clique em “Alterar Assinatura”.

Dica importante: Se você esquecer sua assinatura é só solicitar a criação de uma nova assinatura direto na sua agência e realize o mesmo procedimento  descrito acima para realizar a alteração. Se acontecer  da assinatura provisória l expirar Também, se tiver deixado sua assinatura provisória expirar e só solicitar outra assinatura provisória.

Artigo mais recente: Como consultar o informe de rendimentos da sua conta Caixa

Como conseguir Assinatura eletrônica da Caixa: Onde obter mais informações?

Agora que você já entendeu como conseguir a assinatura eletrônica da Caixa, Eu recomendo que você acesse o link da própria Caixa econômica federal para maiores esclarecimentos. Veja o link abaixo:

http://www.caixa.gov.br/atendimento/canais-digitais/banking-caixa/primeiro-acesso/assinatura-eletronica/Paginas/default.aspx

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente