Menu

Cheque devolvido motivo 20, 21, 22, 31, 48 e 70! Veja o que significa cada código!

O que significa cheque devolvido motivo 20

Cheque devolvido motivo 20, 21, 22, 31,48 e 70! Entenda o que significa cada código e porque os bancos se utilizam desses códigos para explicar o motivo da devolução do documento de pagamento.

O cheque é um documento de pagamento no qual as pessoas fazem uso para efetuar pagamentos, muitas das vezes em que esses cheques são emitidos, ocorrem problemas na compensação do documento.

Esses problemas são identificados por numeros de forma padronizada, esses códigos que aparecem nos cheques  foram criados pelo Banco Central do Brasil  para que os recorrentes problemas nos cheques sejam identificados de forma universal por todos os bancos.

Veja também: Cheque devolvido motivo 31 e 48, 35 e 20, 25 e 44

Cheque devolvido motivo 20

Para que servem os códigos?

Antes de falar sobre cheque devolvido motivo 20, 21, 22, 31,48 e 70, eu quero que você entenda a razão pela qual tais códigos foram criados.

Imagine se cada banco tivesse seu próprio código para identificar os problemas nos cheques, seriam uma enorme dificuldade em descobrir a razão pela qual seu cheque foi devolvido.

Então o Banco Central do Brasil criou esses códigos de forma universal, para facilitar o trabalho dos bancos, quando é encontrado algum problema no cheque ou seja o mesmo código serve para todos os bancos.

Cheque devolvido motivo 20!

Cancelamento de folhas de cheque, esse é o motivo 20! Para que o cheque devolvido motivo 20 apareça em algum documento de pagamento, é necessário que correntista solicite o cancelamento de uma ou mais folhas de cheque.

Geralmente isso ocorre em situações onde os cheques foram extraídos de forma indevida ou por roubo dos mesmos. Eu devo lembrar que esse motivo está associado a folhas de cheque em branco, não atende a cheques já emitidos.

Artigo recomendado: Cheque devolvido motivos 11 e 12 ou 13 e 22

O que significa cheque devolvido motivo 20

O que significa o motivo 21?

Este motivo significa que o correntista quer se contra por ao pagamento efetuado por uma determinada agência bancária.

Para fazer uso desse código é necessário que você faça uma ordem por escrito explicando os motivos pelo qual você não quer que a instituição financeira não faça o pagamento. Com esse código o correntista pode fazer uso para validar ou não um cheque!

Quando acontece o código 22?

Na maioria das vezes em que o código 22 aparece é por falta de alguma assinatura no cheque ou mesmo a forma como o cheque foi assinado não condiz com a assinatura habitual.

Esse código é bem comum! Quando isso ocorre o indicado é devolver o cheque ao emissor e pedir que ele faça um novo cheque preenchido sem erros.

Cheque devolvido motivo 31! O que significa?

O código 31 em tese se parece com o código 22, ocorre que quando o emissor do cheque se esquece de grafar o cheque da forma correta ou até mesmo deixar de colocar todas as informações necessárias no cheque, então o banco quando percebi este erro, aplica ao cheque o código 31.

De todos os códigos este parece ser o mais fácil de resolver, basta o emissor recolher a folha de cheque, emitir um novo cheque, tomar os cuidados para não faze-lo de forma errada e apresentar o cheque novamente a Instituição financeira.

Artigo recomendado: Cheque Itaú pode sacar em qualquer agência

Código 48: Entenda quando se aplica este código!

Cheque com valores acima de sem reais tem que ser obrigatoriamente nominal para que a instituição financeira faça a compensação ou pagamento do cheque.

Ocorre que o código 48 se aplica quando o emissor do cheque se esquece de colocar o nome do beneficiário no campo nominal do cheque.

Mas uma vez, basta recolher o cheque, e pedir para o emissor escrever o nome do beneficiário correta no cheque, reapresente o cheque a sua agência que o pagamento será feito.

Você pode gostar de ler: Cheque tem validade?caduca ou prescreve?

Cheque devolvido motivo 20

Voce viu: Cheque devolvido motivo 20, 21, 22, 31 e 48. Agora veja o que significa o código 70!

O código 70 se aplica a cheques sustados ou revogados de forma provisória, impedindo o pagamento alguns cheques.

Quer dizer que é preciso resolver algum problema com o cheque. Entenda que quando se aplica o código 70, o cheque emitido não perde a validade ou não foi validado. Neste caso o que se sugere, é que cheque seja reapresentado para que o cheque seja compensado ou pago.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente