Que dia compensa boleto pago no fim de semana?

By | 16 de dezembro de 2019

Todo boleto de pagamento tem um prazo estimado de até 72 horas para que o valor seja compensado, sua compra processada e liberada pela loja onde você fez a compra, então se sua dúvida é que dia compensa boleto pago no fim de semana, saiba que são 72 horas ou até três dias. Portanto um boleto pago no sábado ou domingo só será compensado na quarta-feira. Ok!😉

Segundo um levantamento feito pela exame.abril.com.br 75% dos brasileiros escolhem o boleto bancário como meio para efetuar um pagamento, daí a importância de se entender como funcionam os prazos de compensação dos boletos, quais os melhores dias e horários para realizar suas compras.

Ao longo deste texto eu vou esclarecer alguns pontos relacionados à boletos pagos no fim de semana que volta e meia é dúvida na cabeça de muito gente, então eu recomendo que você leia atentamente este texto e veja todas as dicas que eu tenho para você.

Você pode gostar de ler: Depósitos feitos no fim de semana cai que dia na conta?

Que dia compensa boleto pago no fim de semana

Foto:boletonow.com.br

Porque pagar no boleto, sendo que é mais demorado pra liberar a compra?

A palavra mágica para essa pergunta é “desconto” normalmente a maioria das lojas oferecem descontos em todos os produtos onde o meio de pagamento são os boletos.

Na grande maioria das vezes esse desconto chega até 20%, isso ocorre porque a compra paga com boleto tem menos incargos embutidos, o que já não acontece com compras feitas no cartão de crédito, apesar de ser um dos meios mais comuns para realizar pagamentos, a compra a crédito possuem uma série de encargos oriundos da bandeira que administra seu cartão.

Por isso que em compras feitas com cartão de crédito dificilmente os lojistas dão algum desconto.

Quem nunca fez um compra na internet e observou descontos consideráveis para compras onde o meio de pagamento são os boletos ou cartões de débito?

Daí o número elevado de pessoas que preferem o  pagamento com boleto. É sempre bom lembrar que ao fazer qualquer tipo de compra pela internet, será preciso que você se atente aos prazos de compensação, pois como os boletos levam mais tempo para confirmação do pagamento, logo, os prazos de entrega também são mais demorados.

Veja também: Dinheiro não saiu no caixa eletrônico. O que fazer?

Que dia compensa boleto pago no fim de semana?

Todo boleto de pagamento tem sua verificação feita pelo banco de origem do boleto, sendo que o valor do pagamento só é liberada após a verificação manual dos valores, estando tudo certo, o dinheiro é liberado para a empresa na qual você fez a compra.

O fato de ser algo feito manualmente, torna todo processo lento, então podemos concluir que leva alguns dias entre verificação e compensação de valores, para que os mesmos, fiquem disponíveis aquém de destino.

Veja agora: Dá para fazer transferência no fim de semana

Como funciona a liberação do pagamento? Em quanto tempo fica disponível?

Aqui temos algo super interessante! Pois para você que quer saber que dia compensa boleto pago no fim de semana, saiba que esses se dão em horas úteis.

São 72 horas horas úteis, ou três dias úteis! Portanto para compras realizadas no fim de semana – Sábado e domingo – o banco tem o prazo de até três dias para confirmar o pagamento.

É bom que você fique atento aos horários de realização da transação, pois se você fizer uma compra fora do horário comercial, o mesmo só será compensado no próximo dia útil.

Que dia compensa boleto pago no fim de semana

Foto: Uol.com.br

Sobre as compras feitas com boleto. Como funciona?

Diferentemente do cartão de crédito, os boletos tem prazo máximo de compensação estipulado em 72 horas, porém esse é o prazo máximo, pode ocorrer de a transação ser liberada antes desse prazo máximo.

Como mencionado inicialmente, para cartões esse prazo é bem reduzido, normalmente a compra é liberada minutos após a confirmação do pagamento, em alguns casos esse tempo pode chegar a 24 hs e em outros casos dependendo do valor da compra, a operadora só libera a compra mediante ligação para confirmar se os dados da compra conferem e se foi você mesmo o responsável pela compra.

Essas ligações das operadoras de cartões de crédito são bem comuns, principalmente em casos onde o cartão utilizado é um cartão adicional ou a compra foge do perfil do cliente.

A grande desvantagem da compra no boleto são os prazos de entrega, pois a compra só é preparada para o envio despois que foi confirmado o pagamento do boleto, então é sempre bom ficar atento a isso, principalmente se sua compra for um presente ou algo para uma data especial.

Agora que você já sabe que dia compensa boleto pago no fim de semana. Veja outros meios de pagamento e prazos de compensação!

O cartão de crédito e os boletos bancários apesar de serem os mais utilizados para pagamentos, não são os únicos meios para tal.

Por exemplo:

  • Se o meio de pagamento for um cheque, em até 1 dia útil o valor é compensado e pago caso o valor seja acima de R$300, para casos onde o valor e menor que  R$300 são 2 dias úteis.
  • Outro meio que é bastante utilizado são as transferências. Neste caso você pode fazer uma Tev – transferência eletrônica de valores – em 30 minutos o valor já cai na conta do benefíciario, também pode ser por meio de DOC, aqui o valor fica disponível apos um dia útil, vale lembrar daquela regrinha aplicada para feriados e finais de semana, onde o valor so fica disponível no próximo dia útil. O pagamento tambem pode ser feito por uma TED, neste caso o valor vai quase que instantes após a operação, bem parecido com a TEV  Já as transferências feitas por meio de TED.

É sempre bom lembrar que independente de ser 30 minutos, 24 horas ou 72 horas, será preciso que você acompanhe a transação e se caso algo dê errado, como não confirmação do pagamento no prazo máximo determinado, será preciso que você entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para saber o motivo do não pagamento e tentar a melhor solução possível para resolver a questão.

Outros artigos que podem te interessar ler:

E aí! Conseguiu entender que dia compensa boleto pago no fim de semana? Deixe sua dúvida e sua experiência sobre o assunto nos comentários!

Se caso algo não foi falado neste artigo é só enviar para nós do Guia Bancário que teremos prazer em estudar e responder.

Forte abraço e até o próximo texto!

 

[simple-author-box]
Category: Dicas Bancárias

About Gleyson Norte Rodrigues

O meu nome é Gleyson Norte Rodrigues, sou da cidade de Guanambi no estado da Bahia, sou empresário e fundador do site Guia bancario, meu objetivo é ajudar você que tem qualquer tipo de dúvida relacionada ao uso dos serviços bancários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.