Menu

Qual o significado de crédito e débito? Confira nossas dicas!

Qual o significado de crédito e débito

Neste artigo você vai ver dicas sobre qual o significado de crédito e débito, veja sua aplicação no mercado e como isso se aplica em empréstimos e financiamentos.

Quando fazemos uma compra, a primeira pergunta que o vendendo faz é como vai pagar? Se for pagar com cartão! Logo eles querem saber se vai ser crédito ou débito.

No caso citado, o vendendor está perguntando se você irá usar a função cartão de crédito ou de débito, porém o conceito e a aplicação desses dois termos vale para vários outros exemplos do citados acima.

Você pode gostar de ler: Como funciona o Santander free?

Qual o significado de crédito e débito

Qual o significado de crédito?

O significado da palavra crédito vem do latin “credit” e está relacionado com:

  • Confiança ou segurança na verdade de alguma coisa
  • Crença
  • O que deve ser dado a outrem; o que é devido a alguém
  • Em contabilidade, o que representa saldo (positivo), por oposição a débito
  • Valor que se obtém por antecipação para uma compra e que deve ser pago posteriormente: crédito para a compra da casa
  • Reputação de solvência; boa fama: ter crédito na praça.

Essas são alguns dos significados para o termo “crédito” segundo o site https://www.dicio.com.br

É comum emprestar ou pegar algo emprestado, quando fazemos isso estamos dando confiança a outra pessoa que vamos pagar ou receber no prazo combinado.

Quando falamos em questões financeiras como empréstimos e financiamentos, a palavra crédito é bastante utilizada, pois é este termo que os bancos e instituições financeiras usam para ceder alguma forma de financiamento ou empréstimo aos seus clientes.

Todas as instituições que emprestam dinheiro ou fazem algum tipo de financiamento são conhecidas como credores, pelo de elas acreditarem que vão receber de volta o que foi emprestado ou financiado.

Existem outras formas em que a palavra crédito é bastante utilizada, os mais conhecidos são:

  • Por meio de depósito bancário: Quando efetuamos um depósito, você está créditando valores na conta, é o que chamamos de crédito em conta;
  • Por meio de uma compra no cartão de crédito: No momento em que eu efetuo uma compra no cartão de crédito, eu estou creditando algo a mim, eu estou efetuando um crédito que neste caso, será pago em uma data combinada.

Veja este artigo: Código das ações na bolsa de valores de São Paulo

Qual o significado de débito?

Espero que você esteja entendendo qual o significado de crédito e débito, falando mais especificamente do termo débito, entendesse que é exatamente o contrário da palavra crédito, o nome débito está diretamente ligado à alguma dívida ou algo do tipo.

Quem nunca realizou uma compra em que os pagamentos são parcelados em um carne? Neste momento estamos contraindo um débito que sempre é pago em uma data combinada no carne e o não pagamento implica em juros que fazer esse débito aumentar ainda mais.

Eu constuma dizer que existem dois tipos de débitos:

O débito passivo: É aquele débito em que estamos conseguindo pagar, honrar os pagamentos.

O débito ativo: É aquele que Por qualquer motivo deixamos de pagar as prestações combinadas, então esse débito aumentar ainda mais por causas dos juros empregados na dívida. Se esse for o seu caso, procure conversar com seu credor e tente um novo acordo para quitar o débito.

Veja também: Internet Banking e Caixa Aqui: dicas sobre funcionalidades!

Qual o significado de crédito e débito

Falando em termos financeiros: Como o mercado trabalha com os dois termos?

Tudo que envolve econômia, envolve os termos “Crédito e débito” pois todas as operações financeiras realizadas que movimenta o mercado tem um único fim, que é obter lucro.

No caso a idéia é disponibilizar créditos por um valor acima, no caso os credores diponibilizam esse crédito afim de ter lucro, neste caso, esses credores ganham em cima dos juros cobrados sobre o débito contraído pelo seu cliente.

Leia também: Como funciona o banco Sicredi?

Sobre empréstimo e financiamento?


Apesar de ambas as operações serem básicamente de crédito, o que diferencia uma da outra são pequenos detalhes, veja:

O empréstimo está diretamente ligado a um crédito fornecido pela instituição financeira sem uma destinação específica, neste caso o crédito pode ser usado para qualquer fim, seja comprar roupas, fazer viagens, compra de automóvel, etc…

Com o financiamento já é diferente, na maioria das vezes tem um fim específico, neste caso o financiameto mais conhecido é quando pretendemos comprar uma casa.

Veja: Como saber o número do PIS?

Qual o significado de crédito e débito

Para cartões de crédito e débito

Os cartões de crédito ou de débito são conhecidos por serem uma das maneiras mais práticas de se obter crédito, neste caso é o banco ou operadora do seu cartão que determina o valor do crédito disponível na seu cartão.

Existem cartões que são cobradas taxas para despesas relacionadas a operadora do cartão e existem os cartões de crédito sem anuidade  que possuem poucas taxas, o que viabiliza o uso desses cartões.

Hoje em dia fazer compras e utilizar como meio de pagamento os cartões de crédito ou de débito já é uma realidade e esses pagamentos podem ser feitos por lojas físicas e virtuais.

Neste artigo você viu dicas sobre qual o significado de crédito e débito, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça não deixe de compartilhar.

Forte abraço da equipe Guia bancário!

 

 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente