Menu

Cheque em custódia ou custodiado e administrativo

cheque em custódia ou custodiado e administrativo

No outro artigo eu passei várias informações sobre cheque visado e em branco  agora você vai ver dicas sobre cheque em custódia ou custodiado e administrativo?

Então se você procura por informações relevantes ao tema, saíba que com certeza esse artigo vai ajudar você a esclarecer e entender várias dúvidas que são até comum no dia a dia de pessoas que estão o tempo todo trabalhando com folhas de cheque.

O uso de cheques como meio de pagamento, apesar de hoje em dia menos utilizado, ainda é muito utilizado, principalmente quando compramos algo de grande valor que na maioria das vezes é incomun pagar em dinheiro como compra de veículos e imóveis.

O fato de existir outros meios de pagamentos, como transferências bancárias, depósitos na conta do credor e até mesmo financiamentos, faz muitas pessoas acreditarem na inviainviabilidade no uso do cheque, porém é comum a utilização deles ainda hoje, principalmente entre comerciantes locais.

Leia também: O que é cheque simbólico a vista ou ao portador?

cheque em custódia ou custodiado e administrativo

Cheque em custódia ou custodiado e administrativo: O que é custódia de cheques?


Ao longo do texto eu acredito que você irá entender tudo sobre cheque em custódia ou custodiado e administrativo, agora eu vou falar um pouco sobre custódia de cheques e como é sua aplicação. Portanto eu recomendo que você leia com atenção todas as dicas que eu tenho para você.

Se você tem dúvidas sobre o que é a custódia de cheques, saíba que este é um serviço que os bancos disponibilizam aos seus correntistas, garantido segurança e conforto  para gerenciar e fazer pagamentos em cheques sem se preocupar.

Funciona básicamente assim:

Os Bancos guardam seus cheques, oferecendo a segurança contra possíveis roubos, furtos, perdas ou avarias causadas por acidentes.

Por ser um serviço super seguro, cada banco fica na responsabilidade de fazer os depósitos nos dias combinados, tudo automaticamente na conta corrente de quem se beneficiará do pagamento do cheque.

Está operação bancária é oferecida basicamente por todos os bancos, e o fato de trazer comodidade ao dono dos cheques, viabiliza a contratação do serviço onde o titular do documento de pagamento tem conta corrente ativa.

Como em qualquer outro serviço oferecidos pelos bancos, para ativar esse serviço, haverá cobranças de tarifas, onde o correntista que trabalha com grandes quantidades de cheques, para compensar a execução dos cheques.

Se você pretende fazer uso da custódia de cheques, será necessário que você faça a solicitação no próprio banco.

Assim que a operação de Custódia de cheques for ativada, todos os documentos de pagamentos – no caso os cheques – já podem ser depositados direto nos caixas eletrônicos, observando sempre o fato de que os cheques devem ser nominais ao correntista e cruzados em favor ao Banco onde você mantém o serviço.

Para realizar esses depósitos os bancos disponibilizam envelopes específicos para o depósito de cheques em custódia.

Veja também: Como preencher cheque da forma correta?

cheque em custódia ou custodiado e administrativo

Cheque em custódia ou custodiado e administrativo: Cheques administrativos

Para que trabalha no comércio e faz negócios todos os dias esses cheques conhecidos como cheques administrativos são um solução segura de garantia do pagamento.

No caso, este cheque é feito ou preenchido pelo banco onde o correntista mantem conta, a segurança do pagamento integral neste caso é garantida pelo Banco, pois antes de emitir um cheque administrativo o banco verifica se á saldo o suficiente para compensar o cheque.

O que diferencia um cheque normal de um cheque administrativo é basicamente a forma de ele ser preenchido, que no caso, o cheque normal é emitido pela própria pessoa titular do cheque, sendo assim, ele garante o pagamento e para cheques administrativos, o banco preenche e garante o pagamento.

Então se você deseja fazer uso do cheque administrativo, você deve ir até a sua agência bancária e solicitar a ativação desse serviço.

Normalmente o banco só cede esse serviço se ele tiver garantias de que realmente haverá fundos para cobrir o valor do cheque administrativo cedido.

Lembrando que cheques administrativos tem seu valor descontado no ato da emissão, e não quando for feito o saque, por conta disso, sempre haverá a necessidade de que o titular da conta tenha dinheiro na conta antes da emissão do cheque, pois o valor do cheque administrativo, como dito anteriormente, será descontado  na mesma hora em que o cheque for emitido.

Você pode gostar de ler: O que é Cartão de todos?

Cheque administrativo pode ser endossado?

A resposta é sim! Qualquer cheque administrativo pode ser endossado deste que ele não esteja na forma “não a ordem” bastando apenas o dono do cheque escrever no verso do documento o nome da pessoa que ele deseja que seja o beneficiário do cheque.

Lembrando que o uso de cheque administrativo ao longo dos anos vem sendo cada vez mais menos usado, pois o uso de serviços bancários como TED e DOC vem se mostrando uma maneira mais segura e eficaz de se fazer pagamentos.

Artigo relacionado: Como receber dinheiro do exterior?

cheque em custódia ou custodiado e administrativo

Posso emitir um cheque administrativo em qualquer banco?


Pode sim! Porém o banco pode querer não realizar o serviço caso você não seja cliente do banco.

Para emitir o cheque administrativo não sendo cliente, você deve ir ao Banco banco com o valor em dinheiro e solicitar o cheque administrativo com o valor a ser pago em nome da pessoa que se beneficiará do valor.

Mas reforçando o que eu falei acima! O banco pode ou não aceitar realizar o serviço de emissão do cheque administrativo.

Sites que serviram como base para elaboração deste texto:

Mundo dos bancos

Guia banco

Essas foram as dicas de hoje sobre cheque em custódia ou custodiado e administrativo, caso este conteúdo enteresse á mais alguém que você conheça não deixe de compartilhar.

Forte abraço da equipe Guia bancário!

 

 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente