Menu

O que é SCR? Que tipo de documento é esse? Para que ele serve?

O que é SCR

Na dúvida sobre o que é SCR? Saiba que ele é um documento que ao abrir uma conta no banco, é previamente assinado, permitindo os bancos, compartilhar suas informações bancárias, tais como:

Isso permite as instituições bancárias, analisar e conceder ou não algum serviço, empréstimo ou financiamento bancário. Vale lembrar que o SCR não é o mesmo que Cadastro Positivo!

Mas é bom lembrar que só os bancos  podem consultar suas informações no SCR.

E só pode ser feito mediante sua expressa autorização, por isso é assinado o termo de autorização a consulta no SCR quando você abre uma conta em um banco.

Você pode se negar a assinar o documento, porém difícilmente você conseguirá algum tipo de crédito no banco ou em qualquer outra instituição bancária.

Certo!

Artigo recomendado: Como abrir uma conta no Bradesco Online

O que é SCR

O que é esse SCR?

Sistema de informações de crédito do Banco Central! É o que define a sigla SCR, este documento é o que permite o banco central ter acesso as suas informações bancárias e também dá poderes a essas instituições de compartilhar sua vida financeira com outras instituições bancárias.

Quais suas principais finalidades?

  • Permitir aos Clientes das Instituições Financeiras o acompanhamento das informações de suas operações de crédito que estão sujeitas ao registro no SCR, trazendo maior transparência sem desrespeitar o sigilo bancário.
  • Permitir ao Banco Central do Brasil obter informações mais precisas e sistemáticas para a supervisão das operações de crédito praticadas pelas Instituições Financeiras autorizadas, com o propósito de oferecer maior credibilidade e segurança ao público usuário de serviços e produtos destas instituições.
  • Permitir às Instituições Financeiras uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus Clientes, mantendo mecanismos que possibilitem decisões de crédito com maior segurança e precisão, além da possibilidade de praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos seus clientes através de uma análise individualizada. As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do Cliente.

Para que o SCR serve?

Como dito no início o SCR serve para dar respaldo legal ao Banco Central do Brasil em colher seus dados bancários e poder compartilhar esses dados com os demais bancos espalhados pelo país a fora.

É importante frizar que os bancos compartilham essas informações entre eles, e essas informações não são públicas, portanto não fere a lei do sigilo bancário.

Para que você possa realizar uma consulta sobre seus dados no SCR o link que o banco central disponibiliza é http://www.bcb.gov.br/ e também é possível entrar em contato através do número 0800 979 2345 do Banco Central, nos dias úteis, das 9h às 16h ou no endereço eletrônico citado acima.

O que fazer em casos de dados incorretos?

O cliente que perceber que seus dados não estão corretos pode solicitar a instituição bancária responsável para corrigir esses dados.

Não havendo consenso, o cliente ainda pode abrir uma reclamação formal na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil, deve ser apresentado no ato da reclamação um documento de Identidade e CPF.

Em casos extremos, é possível acionar judicialmente a instituição para que os dados sejam corrigidos e dados por ela causado, devidamente reparados.

Também é possível obter maiores informações através do número 0800 979 2345 do Banco Central do Brasil disponibilizado pela instituição.

Entendeu o que é SCR?

Eu espero que você tenha entendido o que é SCR e qual o finalidade do documento.

Parte das informações aqui colocadas foram retiradas do site bizcapital.com.br, se ainda lhe restou alguma dúvida sobre o que é SCR, eu recomendo deixar sua pergunta nos comentários do artigo. Pois eu sempre respondo! Tá combinado?

Forte abraço e até o próximo texto.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente