Como se cadastrar no CadÚnico: Dicas sobre o cadastro!

By | 21 de agosto de 2020

Como se cadastrar no CadÚnico para ter acesso aos programas sociais do Governo? Quem pode se cadastrar? Como saber se já estou cadastrado? 

Retire todas as suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo aqui no Guia Bancário!

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é um banco de informações que armazena dados sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

Essas informações, são utilizadas pelo Governo Federal, Estados e Municípios para o desenvolvimento de políticas públicas sociais que objetivam oferecer maior qualidade de vida para essas famílias.

Veja também: Como fazer o saque imediato do FGTS? Veja se você tem direito!

Quem pode se cadastrar no Cadúnico?

Podem se cadastrar no Cadúnico, as famílias de baixa renda, conforme os critérios abaixo:

  • Famílias cuja renda familiar seja de até meio salário mínimo (R$ 522,50) por pessoa;
  • Famílias que recebem até 3 salários mínimos (R$ 3.135,00) mínimos de renda mensal total;
  • Pessoas que vivem em situação de rua, seja sozinha ou em família.

    Como se cadastrar no CadÚnico

    Cadúnico

Como se cadastrar no Cadúnico?

Para se cadastrar no Cadúnico, o responsável pelo grupo familiar precisará comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social – CRAS do seu município com CPF, título de eleitor, comprovante de residência e pelo menos um documento com foto de cada membro da família.

No entanto,  em virtude da epidemia do coronavírus, o Governo Federal, editou a Portaria nº 368/2020 autorizando os municípios a realizarem o processo de inscrição e atualização cadastral no Cadúnico por telefone ou então, por meio eletrônico.

A ação do Governo tem por objetivo facilitar o acesso das famílias de baixa renda ao CadÚnico e ao mesmo tempo evitar aglomerações e um aumento no contágio pela COVID-19.

Vale destacar, que a decisão é válida enquanto perdurar a situação de emergência e calamidade pública em virtude da pandemia. Para mais informações sobre os locais e os meios de inscrição no Cadúnico, procure o CRAS do seu município. Confira aqui, o CRAS mais próximo de você.

Veja também: Perdi Meu Emprego/Renda/Salário pelo Coronavírus? O Que Fazer?

Programas e benefícios sociais que utilizam informações do Cadúnico

No Brasil, existem diversos programas sociais que utilizam informações do Cadúnico, veja:

  • ​​Programa Bolsa Família
  • Programa Minha Casa, Minha Vida
  • Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​
  • Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
  • Carteira do Idoso;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  • Entre outros.

Como saber se já estou cadastrado no Cadúnico?

Para saber se você já está inscrito no Cadúnico é muito simples, existem diversos meios para isso, veja cada um deles.

Site: Para consultar e verificar se você e os demais membros da sua família estão cadastrados no Cadúnico, você pode acessar o site do Ministério da Cidadania, clicando aqui. Será necessário preencher nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Telefone: Também é possível consultar a sua situação cadastral no CadÚnico, pelo telefone 0800 707 2003. A ligação é gratuita, mas deve ser realizada a partir de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.

Aplicativo Meu CadÚnico: Por fim, outra opção para consulta de dados cadastrais no Cadúnico é o aplicativo, Meu CadÚnico, disponível no Google Play para dispositivos Android e na App Store para dispositivos iOS.

Veja também: Como Funciona a Suspensão do Contrato de Trabalho Durante a Pandemia?

Outras dúvidas frequentes relacionadas a como se cadastrar no CadÚnico!

Nesse tópico, separamos outras dúvidas comuns relacionadas ao Cadastro Único, uma delas pode ser a sua, portanto, não deixe de conferir!

Quando devo atualizar o meu cadastro?

​Se você mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu cadastro deve ser atualizado.

Como atualizar os dados cadastrais no Cadúnico?

Assim como a inscrição, a atualização de dados cadastrais deve ser realizada no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social do seu município.

Com suas informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação nos programas sociais do governo. 

Eu fiz meu cadastro e ainda não fui selecionado para receber o Bolsa Família ou outro benefício social. Por quê?

​A inscrição no Cadastro Único é um requisito para participar da seleção no Bolsa Família e nos outros programas sociais, mas não garante que a família será selecionada. A seleção acontece mensalmente e quem for selecionado receberá um comunicado oficial pelo órgão responsável.

Se a minha renda aumentar, o que devo fazer?

​Procure o setor responsável pelo Bolsa Família em seu município para fazer a atualização cadastral. Leve seu documento de identificação oficial.

Ficou com alguma dúvida em relação ao processo para inscrição no CadÚnico? Então, não deixe de nos enviar as suas dúvidas aqui embaixo, através dos comentários!

Até a próxima!

[simple-author-box]
Category: Previdência

About Ruan Caetano

O Ruan Caetano possue uma vasta experiência em criação de conteúdos relacionados ao uso dos serviços bancários, seu comprometimento, seriedade e vontade de ajudar as pessoas nestas questões, o torna apto a dar dicas e soluções para problemas que tenham haver com uso dos serviços bancários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.