O que é conta salário

O que é conta salário? Dicas sobre a gratuidade e bloqueio judicial!

Acredito que você queira saber o que é conta salário? Pois neste guia bancária você verá vária dicas úteis, sobre este tipo de conta, você tambem verá dicas sobre a gratuidade e bloqueios judiciais.

Como o próprio nome diz, a sua finalidade é basicamente receber o pagamento do salário ou seja apenas receber o pagamento no final do mês, muitos patrões optam por pagar seus colaboradores por depósito bancário.

Daí a finalidade deste tipo de conta, serve basicamente para que o seu empregador depósite seu salário no fim do mês na data combinada. Lembrando que uma conta salário deve ser gratuita para o empregado, ou seja, livre de tarifas.

Veja também: Quais os benefícios do banco Inter?

O que é conta salário

Quem é o responsável por abrir uma conta salário? Empregado ou empregador?

Este tipo de conta só pode ser solicitada pelo empregador! Devido a finalidade da conta o mesmo só pode ser aberto por parte do empregador, ele será o responsável por providenciar toda negociação com o banco para que ela seja aberta.

Depois que o empregador providenciar toda a documentação, a abertura da conta salário é concluída com a ida do empregado ao banco com todos os documentos fornecidos pela empresa requerente da conta.

Artigo recomendado: Como receber dinheiro do exterior?

Posso fazer outros depósitos na conta salário?

A resposta é não! Não é possível fazer outros depósitos, segundo o Banco Central do Brasil, ela serve exclusivamente para depósito.

Posso transferir meu salário para outras contas de movimentação normal?

Caso você deseje transferir seu pagamento de salário, saiba que sim! É possível sim realizar esse transferência, pode ser para um conta da mesma agência bancária ou outra agência que você tenha conta.

Algo que você deve saber, é que não pode ser cobrado nenhuma tarifa por essa transferência, também não é cobrada tarifas em casos específicos como perda do cartão ou até cinco transferências.

Leia também: Como preencher cheque da forma correta

Dicas Bancárias

Posso ter o meu dinheiro bloqueado em caso de pedido judicial?

Uma vez que o salário não pode ser bloqueado judicialmente, então a conta que é depositada apenas o seu salário, ela também não pode ser bloqueada pela justiça.

Existem algumas ressalvas, caso ocorra o bloqueio de valores, se assim justiça determinar algum bloqueio, você deve requerer os serviços de um advogado para que ele consiga fazer o desbloqueio junto ao banco.

Algo que você deve ter atenção é que caso venha fazer outros tipos de depósitos na conta, ela pode sofrer uma alteração pelo banco e ela deixará de ser apenas para recebimento de salários.

Você pode gostar de ler: Diferenças de cartão de crédito e débito

Todos os bancos oferecem esse serviço?

Possivelmente sim! Desde os bancos mais tradicionais como Caixa, Itaú, Bradesco, bb e Santander Brasil oferecem este meio como forma de receber pagamentos do seu empregador.

Diárias e bolsas-auxílio podem ser pagas por meio de conta-salário?

Sim. A conta-salário se destina ao pagamento de salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Assim, podem ser pagas por meio da conta-salário quaisquer verbas provenientes de relação de trabalho prestado, devidas pelo empregador ou pela entidade pagadora, a seu critério.

Veja: Como calcular porcentagem rapidamente

Dicas Bancárias

Em caso de empréstimos e financiamentos, a prestação pode ser descontado na conta salário?

O banco é quem é detentor da conta salário e ele só pode fazer descontos de empréstimos e financiamentos mediante autorização do empregado.

Por tanto se acontece de você fazer um empréstimo e essas prestações estiverem sendo descontadas, você deve entrar em contato com o banco e verificar o que está acontecendo. Existem caso até, que cabe processo judicial dependendo da forma como está sendo descontadas essas prestações.

Outra maneira de ter essas prestações descontadas é quando o empregado solicita a portabilidade salarial. Neste caso o valor líquido do seu pagamento é depositado na conta já descontadas as prestações do empréstimo ou financiamento.

Base normativa para conta salário:

Caso queira acessar dados sobre base normativas, é só clicar nos links abaixo!

Como abrir uma conta

Posso receber meu salário em uma conta comum?

Pode sim! Muitas empresas acabam fazendo os pagamentos dos seus funcionários em conta comum, como corrente e poupança.

É preciso observar, que neste caso, você não está livre das tarifas cobradas pelo banco na hora de fazer depósitos, saques e transferências.

Caso você queira saber mais informações completas sobre o tema eu recomendo que você acesse o site do Banco Central do Brasil clicando aqui! 

 

[simple-author-box]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.