Menu

Como solicitar o cartão BNDES? Taxas juros, vantagens e financiamentos!

como solicitar o cartão do BNDES

Neste artigo você vai ver dicas sobre como solicitar o cartão do BNDES, também vai ver dicas sobre a taxa de juros cobradas pelo cartão, vantagens em utilizar um cartão do BNDES e por fim, dicas sobre financiamentos feitos com o cartão.

Então se você deseja entender como funciona este tipo de cartão e como fazer para solicita-lo, eu recomendo que você leia este artigo com atenção e confira todas as dicas que eu tenho para você.

Você pode gostar de ler: Como adquirir máquina de cartão de crédito e débito

como solicitar o cartão do BNDES

O que é o cartão do BNDES?

O Banco BNDES é uma empresa pública federal, que busca apoiar todos os segmentos da economia, com foco principal em ajudar as empresas com financiamentos de médio e longo prazo.

O cartão do BNDES, é super conhecido por pessoas que buscam empreender no Brasil, ele é sem dúvidas, um dos principais produtos oferecido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento, onde a finalidade principal é o financiamento, obtenção de crédito e investimento para empreedores que desejam expandir seus negocios ou empreendedores individuais que necessitam de financiamento de maquinários para poder crescer seu negócio.

Devido a burocracia dos grandes bancos, muitos desses empreendedores optam por tentar adquirir um cartão do BNDES ao invés de buscarem por empréstimos ou financiamentos, observando que os juros cobrados pelo BNDES são muito baixas, o que torna a opção de fazer um financiamento ou obter crédito utilizando o cartão do BNDES, fator interessante para o crescimento de uma empresa.

Este produto que é objeto de desejo dos micro, pequenos, médias e grandes empresas, nada mais é que um cartão de crédito, porém o objetivo principal ao utiliza-lo é financiar os investimentos que você deseja fazer em seu negócio, seja você, dono de uma grande empresa ou apenas um micro empreendedor individual, o objetivo ao usar esse cartão é o mesmo. Financiar seus investimentos!

Veja também: Conta corrente e conta poupança: Principais diferenças

Quem pode adquirir o cartão do BNDES?

Antes de falarmos sobre como solicitar o cartão do BNDES, você deve estar curioso para saber como adquirir esse cartão.

Então, saiba que ele pode estar sendo adquirido por pessoas que se encaixam no MEI (micro empreendedor individual) ou por micro empresas, pequenas empresas e médias empresas que tenham um faturamento anual bruto que não ultrapasse 90 milhões de reais. Sendo que essas empresas tenham sede em território nacional, outro ponto para ter o cartão do BNDES, é respeitar as Políticas operacionais para adesão ao crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento econômico e social, sendo que suas atividades econômicas devam estar de acordo á essas normas.

Outros fatores importantes a serem observados para solicitar o produto, são:

  • Estar em dia com o RAIS, tributos federais, FGTS e INSS.
  • Essas empresas também devem ser necessariamente brasileiras, onde precisam estar regulamentadas e os serviços prestados pela empresa devem estar de acordo as políticas operacionais e de crédito do banco BNDES
  • Estar em dia com o FGTS, INSS e outros tributos federais também é muito importante para que o cartão seja aprovado pelo Banco do Desenvolvimento.

Você pode gostar de ler: Administração financeira e administrador financeiro. Quais as diferenças?

como solicitar o cartão do BNDES

Quais as instituições que emitem o cartão do BNDES?

Este cartão e emitido por um série de instituições financeiras, onde todas eles estão credenciadas pelo Banco Nacional do desenvolvimento econômico e  social. As principais instituições que emitem este cartão são:

  • Banco do Nordeste
  • Bradesco
  • Caixa Econômica federal
  • Santander
  • Sicoob
  • Banco do Brasil
  • BRDE
  • Sicred e Itaú.

Essa emissão é realizada através de bandeiras de cartões de crédito, como Master e Visa, que neste caso são parceiras do BNDES, mas para que o cartão seja emitido será necessário que o MEI ou ME portador do cartão tenham ou abram uma conta nos bancos que irão emitir o seu cartão BNDES.

Quais são as condições de crédito e financiamentos?

Anteriormente eu ja havia mencionado que a vantagem principal em obter um cartão BNDES eram os juros cobrados que eram bem abaixo dos negociados por outras empresas de cartões.

Abaixo segue uma lista, onde mostra algumas das condições que são bem vantajosas para pessoas que desejam obter esse produto, veja quais são essas vantagens:

  • Um prazo de parcelamento que varia entre 03 e 48 meses;
  • Limite de crédito de no máximo um milhão de reais disponível para cada um dos clientes, o que varia com base na renda e gastos de cada um;
  • E taxa de juros pré-fixada.

Artigo recomendado: Empréstimo de dinheiro do Banco Santander Brasil

Como solicitar o cartão do BNDES. Benefícios!

Essas são algumas das vantagens,do cartão, ressaltando mais uma vez, que à taxa de juros praticadas pelo Banco é um dos fatores que mais levam pessoas a solicitar o cartão do BNDES.

Sem falar que o financiamento é automaticamente fixado para chegar a até 48 meses, ou seja, 4 anos, sendo que o limite de crédito já é pré-aprovado desde o início, no valor de até R$1 milhão de reais.

Falando de uma maneira bem resumida, veja algumas das principais vantagens e condições que são oferecidas pelo Cartão BNDES:

1 – O limite de crédito, que neste caso, já é pré-aprovado e concedido pelo banco que emite o cartão, que pode chegar até 1 milhão de reais;

2 – O financiamento é feito de maneira automática, onde o prazo é de até 48 meses, sendo que o pagamento é feito em prestações fixas e iguais;

3 – A taxa de juros que são bem baixas (Para maiores informações você deve acessar o site do Cartão BNDES para saber os valores das taxas praticadas no mês).

Veja também: Diferenças de cartão de crédito e débito ou pré pago

como solicitar o cartão do BNDES

Como solicitar o cartão do BNDES?

Agora eu vou mostrar de maneira prática como solicitar o cartão do BNDES, eu recomendo que você leia com atenção, para que entenda como funciona todo o processo de solicitação. Veja:

Para realizar a solicitação, você deve acessar o site:

www.cartaobndes.gov.br logo depois você irá realizar o seguinte procedimento:

1. Voce deve clicar na aba “Solicite seu Cartão BNDES”;

2. Em seguida será necessário informar o seu CNPJ, o tipo de controle e o CNAE Fiscal;

3. Agora você deve selecionar o banco que vai emitir seu cartão;

4. Logo depois, você deve preencha a Proposta de Solicitação do Cartão BNDES;

Feito todas etapas descritas acima, você deve ir até o banco emissor do cartão que você escolheu, lá será preciso assinar o Termo de Adesão ao produto e apresentar toda documentação necessária para que seja realizado sua análise de crédito, também deve ter uma declaração atestando que sua situação está  regularizada perante os órgãos públicos e a legislação atual.

Caso deseja ver como é o modelo dessa declaração, basta clicar no menu “Regras”, que fica exatamente no topo da página inicial do site: www.cartaobndes.gov.br

Agora, se o seu caso for fazer o cancelamento do cartão, você deve dirigir-se até a instituição emissora do Cartão e fazer a solicitação de cancelamento.

Quais informações devo obter com o banco emissor do cartão do BNDES?

A instituição  emissora do seu cartão BNDES, ao preencher a proposta de adesão devem oferecer a você a abertura de conta corrente, definir seu limite de crédito, apesar do valor poder chegar á 1 milhão de reais, é a instituição quem define quanto você terá de limite disponível no seu cartão, são eles quem determinam o prazo de emissão e entrega do cartão.

As principais garantias oferecidas são:

  • Extrato e saldo do seu cartão
  • 2ª via do cartão caso precise
  • Alteração de conta corrente
  • Antecipação de pagamento
  • Renegociação de financiamentos
  • Cobranças, entre outros vários serviços.

Se você deseja obter informações basta entrar em contato com o seu gerente, ele é o responsável por dar todas informações que você precisar.

Taxa de juros e contratação por pessoa física!

Quanto aos juros do cartão, ela tem como base o Tesouro Nacional, onde a divulgação é feita mensalmente através do site do cartão BNDES.

Infelizmente atualmente ainda não é possível esse serviço caso você esteja enquadradas como pessoa física ou autônomo. Esse tipo de crédito tem como foco principal até o momento para quem é MEI ou para quem possue uma micro, pequena e média empresa.

Dá para ter mais de um cartão BNDES?

Com certeza é possível sim! Para isso é preciso que seja feita a contração em mais de um banco, porém está opção é mais viável para empresas de maior porte – Não é uma regra – mas eu acredito um MEI por exemplo não conseguiria aprovar mais de um cartão, até mesmo pelo fato de movimentar um volume menor de dinheiro.

Sempre observando que mesmo tendo mais um de um cartão, a soma total dos  dos limites de crédito não poderá ser mais que 1 milhão. Sendo que, cada cartão emitido deverá obrigatoriamente ser de bandeiras diferentes.

Para você: Como receber dinheiro do exterior

Quanto a financiamento para capital de giro?

Ainda não é possível fazer tal financiamento. Este produto tem como finalidade o financiamento apenas de bens novos e insumos de setores autorizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento econômico, financiamentos esses, voltados  às atividades das micro, pequenas e médias empresas e de pessoas enquadradas como micro empreendedores individuais.

Artigo recomendado: Qual o horário de funcionamento dos bancos

Para informações ou telefones de contato

Ate aqui eu acredito que você já tenha entendido como solicitar o cartão do BNDES, caso você ainda tenha alguma dúvida existem meios para entrar em contato com o BNDES e esclarecer eventuais pontos sobre o cartão.

A primeira maneira de entrar em contato é através do próprio site da instituição por um formuláriode contato, para isso você deve acessar o link abaixo:

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/quem-somos/canais-atendimento/fale-conosco–formulario-geral/?origem=cbn

A segunda opção de contato, são os vários telefones disponíveis para cada região. Caso queira saber o número de telefone que atende sua região, basta acessar o link abaixo:

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/quem-somos/canais-atendimento#

Agora que você já viu todas as informações necessárias para ter esse produto do BNDES, eu separei esse vídeo onde é explicado os pontos principais para quem deseja obter esse cartão. Veja:

https://youtu.be/6AWG9sWtG8k

Essas foram dicas de hoje para micro empreendedores individuais e micro, pequenas e médias empresas que desejam obter crédito para fazer seu negócio crescer cada vez mais.

 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente