Como os bancos digitais ganham dinheiro?

By | 14 de setembro de 2020

Saber como os bancos digitais ganham dinheiro, é uma dúvida muito comum e também uma boa pergunta! Afinal, não é novidade para ninguém que os bancos tradicionais constroem suas fortunas com base em juros e tarifas.

Sendo assim, se os bancos vivem basicamente de tarifas, como sobrevivem os bancos digitais, como o Nubank o Inter e alguns outros que isentam seus clientes de todas ou praticamente todas as tarifas? 

Nesse artigo, o Guia Bancário pretende esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. Um artigo, muito interessante e que portanto, você não pode deixar de conferir!

Bancos digitais ganham dinheiro

1.Como ganham dinheiro reduzindo custos

Apesar de não ser propriamente uma forma de se ganhar dinheiro, a redução de custos é uma das justificativas para que os bancos digitais não cobrem tarifas dos seus clientes.

Você já deve ter percebido que o primeiro ponto de destaque entre os bancos digitais e os bancos tradicionais, está na sua estrutura física, ou seja, nas agências, bancos digitais não possuem agências. Todo o atendimento e suporte prestado aos clientes é realizado de forma remota, seja por app, chat ou telefone.

Como uma estrutura física mais simplificada, os bancos digitais economizam e muito. Afinal, imagina o custo dos bancos para manter centenas e até milhares de agências espalhadas por aí.

Sobre o assunto, em uma entrevista recente, o presidente do Banco Inter João Vitor Menin, afirmou que o Banco Inter ganha dinheiro com sua estrutura mais simples.

“Você pega um banco tradicional, com mais de 5 mil agências, mais de 80 mil pessoas trabalhando, quase um exército. É muita energia sendo gasta. Esse é o primeiro diferencial nosso. Quando você tem uma estrutura leve, já corta esse custo todo”, afirmou.

Veja também: Conta online sem tarifas: Inter x Nubank x Pag Bank

2.Bancos digitais ganham dinheiro emprestando dinheiro 

Assim como os bancos tradicionais, os bancos digitais também ganham dinheiro com a receita dos juros sobre empréstimos e financiamentos. Algumas pessoas não sabem, mas todo banco utiliza parte dos recursos depositados em conta pelos seus clientes para conceder empréstimos e financiamentos.

Funciona de forma bem simples, é como se o banco aproveitasse os recursos daqueles que contam com  alguma quantia em dinheiro depositada em conta e emprestasse a pessoas que precisam de dinheiro em determinado momento. 

No entanto, por esse serviço, popularmente conhecido como empréstimo, todo e qualquer banco cobra os famosos juros, inclusive os digitais, que assim, encontram uma boa alternativa para ganhar dinheiro sem cobrar tarifas.

Os bancos digitais também ganham dinheiro cobrando juros e multas sobre pagamentos em atraso nos seus cartões de crédito.

3.Bancos digitais ganham dinheiro com tarifas do cartão de crédito

Você sabia que mesmo sem cobrar anuidade, os bancos recebem tarifas referentes ao uso dos cartões de crédito? Não?

Realmente muita gente não sabe, mas as operadoras de cartão de crédito, recebem um percentual a cada compra que um cliente faz utilizando o cartão de crédito. Essa tarifa na maioria dos casos, é paga pelo lojista ou prestador de serviços titular da máquina de cartão.

Vale destacar ainda, que quanto maior o número de parcelas com a qual uma compra é realizada, maiores são as tarifas pagas pelos lojistas aos bancos.

Imagine agora que determinado banco conta com 5 milhões de cliente e que cada cliente utiliza em média mil reais mensais em compras nos cartões. Se considerarmos uma taxa de 2% sobre cada venda, o banco em questão já garantiria ao menos R$ 100 milhões todos os meses, apenas com essa fonte de receita.

Veja também: Quais os benefícios do banco Inter?

4.Vendendo seguros e oferecendo investimentos

Assim como os bancos tradicionais, bancos digitais disponibilizam aos seus clientes alguns serviços extras como seguros e investimentos.

Esses produtos ajudam os bancos digitais a manterem a isenção de tarifas para os seus clientes, afinal, enquanto vendem seguros residenciais, automotivos e muitos outros ou então, quando oferecem um determinado investimento os bancos estão nada mais, nada menos do que ganhando dinheiro!

5.Bancos digitais ganham dinheiro parcelando faturas do cartão de crédito

Você em algum momento da sua vida, já precisou entrar no crédito rotativo do cartão? Pagando menos que a totalidade de determinada fatura ou então parcelando e renegociando faturas vencidas?

Mesmo que isso nunca tenha acontecido com você, certamente você conhece alguém que já parcelou ou costuma parcelar as faturas do cartão de crédito.

Engana-se quem pensa que os bancos oferecem constantemente a possibilidade de parcelamento de faturas com o objetivo de ajudar seus clientes. Na verdade, essa é mais uma fonte de renda para o banco.

Quando um cliente parcela a fatura do cartão de crédito, o banco cobra juros e assim e consequentemente ganham dinheiro!

Veja também: Cartões de crédito sem anuidade: Veja as melhores opções!

Viu só quantas possibilidades diferentes que um banco digital tem para captar recursos? Com base nessas múltiplas possibilidades, os bancos digitais ganham dinheiro, mesmo sem cobrar anuidade dos cartões de crédito ou tarifas para o uso das contas. Muito bacana não é mesmo?

[simple-author-box]
Category: Negócios

About Ruan Caetano

O Ruan Caetano possue uma vasta experiência em criação de conteúdos relacionados ao uso dos serviços bancários, seu comprometimento, seriedade e vontade de ajudar as pessoas nestas questões, o torna apto a dar dicas e soluções para problemas que tenham haver com uso dos serviços bancários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.