Menu

Administração financeira e o administrador financeiro! Quais as diferenças?

Administração financeira e administrador financeiro

Administração financeira e o administrador financeiro! Veja neste artigo as principais diferenças sobre administrador e administraçao de uma empresa. Esta é um duvida recorrente no blog que muitas pessoas não entendem ou não sabem como fazer.

Então se você é uma dessas pessoas eu recomendo que você leia atentamente todas as dicas que eu tenho para você, são duvidas e respostas sobre o tema que com certeza irão te ajudar a entender como funciona a administração de uma empresa e qual a função de um administrador.

Você pode gostar de ler: Códigos das ações na bolsa de valores de São Paulo

Administração financeira e administrador financeiro

O que é administração financeira?

O que eu entendo como administração financeira é tudo aquilo que envolve obter lucro ou andar sempre no “azul” sem dever ninguém, fazer um planejamento antes de contrair dividas e ao final de um período, você esta com lucro sobre valores investidos.

Isso se chama boa administração financeira, então se você for uma pessoa que sabe como se organizar financeiramente, não contrai dividas por qualquer motivo, consegue poupar uma grana ou mantem uma empresa com o caixa saudável, saiba que sua administração esta correta.

Resumindo tudo que falamos acima, a administração financeira esta voltada ao estudo em áreas administrativas, financeiras e econômicas da sua empresa. Algo que você deve saber é que a administração financeira não é voltada basicamente para empresas, ela também estuda  e ensina formas de administração pessoal em relação a dinheiro, contas pessoais e bens que você venha ter ao longo da vida.

Artigo recomendado: Depósito sem catão no caixa eletrônico da Caixa Economica

Administração financeira e administrador financeiro

Como ter uma boa administração financeira pessoal?

O planejamento financeiro pessoal é basicamente o que falamos no inicio do texto! Para se ter uma boa administração pessoal, o indicado é se organizar, saber quanto você ou sua família tem de dinheiro disponível, quanto desse valor pode ser gasto e quanto você deve destinar para guardar.

Outra coisa que deve ser observada é o valor que você gasta com coisas desnecessárias e tentar se reeducar quanto a esses impulsos sobre compras desnecessárias. Então para que você possa se organizar quanto a isso, você deve saber quanto tem de orçamento, que é basicamente sua receita, isso implica recebimento de aluguel, rendas extras com trabalhos esporádicos e o salario do seu trabalho principal.

Em contraponto, você deve ter anotado seus gastos ou despesas mensais que na grande maioria das vezes são gastos com supermercado, gastos com a escola dos seus filhos, gasolina, conta de água, luz e telefone, etc…

Tendo em mãos todos os valores com receita e despesas, é possível se organizar financeiramente, com isso você consegue evitar um descontrole na hora de direcionar seu dinheiro ao pagamento das suas contas. Uma dica que pode ajudar a se organizar é elaborar uma planilha para controle financeiro, nela você poderá colocar todas as suas receitas e despesas, podendo então se organizar em relação aos gastos diários e mensais.

Veja também: Como montar uma papelaria pequena

Administração financeira e o administrador financeiro: Dica para organização financeira saudável!

Minha dica principal é ser sempre uma pessoa organizada, procure sempre anotar todos os seus gastos, saber quanto de capital você tem disponível e reservar no mínimo 30% desse valor para uma poupança. Outra dica é estudar e para isso existem faculdades onde você pode fazer um curso superior de administração, nele você vai estudar disciplinas voltadas a área e também poderá fazer um curso especifico voltado a gestão financeira.

Outra dica é procurar por curso online que você possa fazer e estudar onde e quando quiser, bastando apenas um celular, computador ou tablete para que você possa iniciar seus estudos quase que imediatamente.

Leia: Empréstimo de dinheiro Caixa e Santander Brasil

Administração financeira e administrador financeiro

Administração financeira e o administrador financeiro: O que um administrador financeiro faz?

Agora que você já sabe tudo sobre administração financeira e o administrador financeiro, caso você pretenda entrar para a área de gestão financeira, saiba que os cursos que você deve fazer, são os cursos voltados á:

  • Administração
  • Recursos Humanos
  • Gestão empresarial ou Gestão Financeira

Algo que eu acredito também é que para alcançar o sucesso na área financeira, a pessoa também deve ter um bom curso em língua estrangeira e saber lhe dar com programas de computador voltados a área. Uma outra dica é que caso você não consiga fazer um curso superior em Administração, existem cursos técnicos disponibilizados por escolas técnicas ou pelo Senac que tem unidades espalhadas por todo o pais.

Na maioria das vezes os cursos técnicos são para pessoas que querem ingressar no mercando ou já estão trabalhando na área. Já o curso superior são para pessoas que desejam se profissionalizar e pretendem fazer carreira na área ou almejam concursos públicos voltados ao setor de administração financeira.

Outros artigos que podem te interessar:

Essas foram as dicas de hoje sobre administração financeira e o administrador financeiro, caso este conteúdo seja do interesse de mais algum que você conheça, não deixe de compartilhar.

Forte abraço da equipe Guia bancário!

 

 

 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente