Transferência entre bancos diferentes! Quanto tempo demora?

Você sabia que leva menos de 10 segundos para fazer uma transferência entre bancos diferentes, essa é a velocidade na qual uma transfêrencia via PIX pode demorar para ser concluída dependendo da forma como for feita, você sabia?

Isso é incrível e extremamente útil, porem outros modelos de transferência de dinheiro também são importantes e levantam o questionamento: TED cai no mesmo dia? Quanto custa um DOC? Como posso transferir grandes quantias em dinheiro de um banco para outro, será que pode ser feito através do PIX?

Se você utiliza um dos tipos mais comuns de transferências bancárias e está preocupado que a PIX o tornará obsoleto, ou substitua-o, pode ficar tranquilo. Incluse muitas pessoas acabam que não sabem se tambem é possível fazer uma transferência no fim de semana.

O PIX é mais uma opção que você pode integrar em seu projeto de gestão financeira pessoal devido a suas vantagens.

Artigo recomendado: Posso abrir conta corrente com nome sujo?

Transferência entre bancos diferentes
FOTO: Guia bancario

O que é o Book Transfer, DOC e TED e como ela funciona?


As pessoas que têm uma conta corrente em um banco e querem transferir uma quantia para outra conta, em outro banco, pode enviar um documento de ordem de crédito (DOC) ou uma transferência eletrônica disponível (TED).

Transferências entre contas do mesmo banco, ainda que sejam de agencias diferentes são chamadas de Book Transfer e têm nomes específicos em cada banco. No Itaú, por exemplo, ela se chama TEF.

Por lei, ao menos duas Book Transfer devem ser gratuitas. Entretanto, no geral, a maioria das instituições não cobram taxas mesmo depois deste limite.

Lembrando que fazer uma transferência e fazer depósito em uma conta corrente por exemplo, apesar de terem a mesma finalidade são transações diferentes.

Transferência entre bancos diferentes: Que informações são necessárias enviar um TED ou DOC?

Transferência entre bancos diferentes

Além do saldo na conta, o acesso a conta e a senha para realizar transação, você também deve fornecer os detalhes da conta e do recebedor do pagamento.

Para concluir uma transação TED ou DOC, você precisará das seguintes informações

  • Detalhes da conta: nome e código do banco, número da agência, número da conta e operação;
  • Detalhes do titular da conta no destino: nome e sobrenome e CPF.

Os dados de quem vai receber o pagamento serão usados para completar a transação via DOC e para verificar se a conta identificada no sistema é de fato a conta certa, de quem deve receber a transferência, depois dessa verificação o dinheiro entre na conta de destino e a pessoa que recebeu o dinheiro consegue sacar o dinheiro em uma lotérica ou no caixa eletrônico do seu banco.

Confira esse artigo: Posso depositar dinheiro no CAIXA TEM?

transferência entre bancos diferentes: Prazos e limitações para DOC e TED?

Se você fizer uma transferência entre bancos diferentes (Transferência de fundos) via DOC dentro do prazo estabelecido pelo banco, ou seja, antes das 22h00 de um dia útil, o valor é automaticamente deduzido de sua conta e o dinheiro só será creditado na conta do beneficiário até o dia útil seguinte.

O máximo que você consegue transferir via DOC é de R$4.999,99. Não há limite mínimo.

A TED tem um tempo de abertura mais rápido. O valor é deduzido da conta imediatamente e, se a transferência for feita antes das 17h em um dia útil, é creditado na conta do beneficiário no mesmo dia.

Se a TED for feita após o prazo estabelecido pelo banco, esta fica programada para o dia seguinte.

A TED não tem limite superior e, desde 2016, não tem limite inferior. Em outras palavras, você pode transferir qualquer valor através da TED.

Quais são os horários e taxas da TED e DOC?

Algumas regras diferem de banco para banco, regras que podem interferir tanto nas taxas quanto no horário do serviço. Para saber quais são as taxas para DOC e TED do seu banco, você deve consultar o pacote de serviços de sua conta.

Alguns oferecem DOCs e TEDs ilimitados, enquanto outros estabelecem e cobram taxas para transações que não estão incluídas no pacote.

Alguns bancos digitais não cobram essas taxas em absoluto. Se você faz regularmente vários tipos de transferências interbancárias, pode valer a pena mudar para este modelo de conta ou, é claro, tornar-se membro do PIX.

Os horários também variam e estão disponíveis on-line, por telefone ou pessoalmente. Como regra geral, o DOC pode ser emitido até 21,59 e o TED até 16,59.

Meu TED ou DOC voltou (foi devolvido): como funciona?

Ao fazer transferências entre diferentes bancos, você deve ter todas as informações necessárias (número da agência e da conta, número de CPF ou CNPJ do beneficiário, nome ou código do banco).

Também é aconselhável verificar o nome completo do destinatário antes de fazer a transação.

Se algum destes detalhes estiver incorreto, mesmo que seja um único número, o dinheiro será devolvido à conta do remetente. Esta é a principal razão para o retorno do TED e do DOC.

A segunda razão para a devolução é que a conta de destino pode não ser encontrada. Alguns bancos demoram até dois dias úteis para abrir efetivamente uma conta. Se a transferência for feita antes da efetivação, o dinheiro será devolvido.

Em alguns casos, as transferências de DOC e TED podem ser devolvidas se o motivo da transferência não for comunicado. O motivo do reembolso pode ser verificado na hora que é notificado o mesmo. Neste caso, o reembolso é pelo motivo 59 (falta de motivo de envio, natureza da transação ou finalidade).

Se a conta do beneficiário esteja bloqueada devido a cancelamento ou ordem judicial, o valor também será reembolsado.

Mais uma razão para o reembolso da TED e DOC é se a conta do beneficiário for uma conta-salário. Estes tipos de contas só recebem depósitos e transferências do empregador/empresa para a qual ele(a) trabalha. Se você tentar receber transferências de terceiros, o dinheiro será devolvido ao remetente.

Em ambos os casos, se não for culpa do banco, a taxa cobrada não será devolvida, pois o serviço foi prestado pelo banco. Por favor, observe sempre com atenção.

Quando devo usar DOC e TED para transferência entre bancos diferentes?

Como você pôde perceber, com DOC e TED você precisa inserir mais informações para completar uma transferência bancária.

Mas você já está acostumado a fazer isso, não é mesmo? Não é necessário substituir DOC e TED de suas transações preferidas, use-as a seu favor, aprenda a escolhê-las quando suas características forem mais vantajosas.

Por exemplo, se você estiver negociando a compra de um item de maior valor para pagar essa conta, você pode programar a TED para o dia seguinte, até que o desembolso de seu investimento esteja em sua conta corrente.

Observe também que é importante que o destinatário tenha uma chave registrada se quiser receber uma PIX, certo?

E se eles não fizerem? É muito simples. Você faria um DOC ou um TED, não é mesmo? Embora o PIX pareça ser favorável, ele ainda é uma nova ferramenta e nem todos estão familiarizados.

E se eles não fizerem? É muito simples. Você faria um DOC ou um TED, não é mesmo? Embora o PIX pareça ser favorável, ele ainda é uma nova ferramenta e nem todos estão familiarizados.

Então é isso! Espero que você tenha entendido tudo sobrec como fazer transferência entre bancos diferentes, deixo a você o meu abraço e sucesso. Te vejo no proximo artigo!

[simple-author-box]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.