Menu

Qual a diferença entre COMPE e ISPB?

Neste artigo eu trago dicas sobre qual a diferença entre COMPE e ISPB, então se você tem dúvidas relacionadas à esses termos eu recomendo que você leia este artigo com atenção e veja todas as dicas que o  blog Guia bancario tem para você.

Antes de falarmos sobre as diferenças, eu gostaria que você dê um pulinho na outra página e leia como abrir conta corrente e conta poupança no BRADESCO, ITAÚ e BANCO DO BRASI, logo em seguida vou lhe mostrar o que quer dizer COMPE e ISPB e quando e como usamos estes códigos.

Você pode gostar de ler: Como identificar envelope depositado no caixa eletrônico BB?

Qual a diferença entre COMPE e ISPB

Qual a diferença entre COMPE e ISPB? Sobre COMPE, o que é?


É um Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis COMPE, é um número composto por 3 dígitos que identifica o banco no momento da compensação de cheques.

Além de ser  muito usado no momento de se fazer uma TED ou um DOC, ou ainda uma transferência entre contas do mesmo banco, e você que esta fazendo nem percebe que esta utilizando o COMPE.

Vamos aos COMPEs dos bancos mais conhecidos:

  • Itaú Unibanco 341
  • Bradesco 237
  • Banco do Brasil 001
  • Caixa Econômica 104
  • Santander 033

Portanto, o COMPE então é o número que identifica o seu banco ou o banco para o qual você esta enviando os valores.

Sobre ISPB, o que é?

É o Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro, ISPB, este identificador possui 8 dígitos e nem sempre sabemos qual o ISPB do nosso banco ou do banco do favorecido.

Esta informação consta no site do BACEN (Banco Central), e se precisar usá-lo, basta acessar o site e pesquisar pelo nome do Banco.

Então, este número serve  para identificar o seu banco e o banco do favorecido, assim como o COMPE, mas diferentemente do COMPE, o ISPB nem sempre sabemos.

Vamos aos ISPB dos bancos mais conhecidos:

  • Itaú Unibanco 60701190
  • Bradesco 60746948
  • Caixa Econômica 00360305
  • Santander 90400888
  • Banco do Brasil 00000000

Qual a diferença entre COMPE e ISPB?Qual a diferença entre COMPE e ISPB

Até aqui eu acredito que você já tenha entendido qual a diferença entre COMPE e ISPB! Mas falando de maneira bem resumida, basicamente na teoria os dois, tanto COMPE quanto o ISPB, servem para a mesma coisa, só que na prática eles se diferem.

O COMPE já sabemos que é o número que identifica os bancos, e o ISPB também tem a mesma função.

Entretanto, no momento de fazer uma transferência de valores, seja um DOC ou uma TED, basta você escolher o banco do favorecido.

E o COMPE virá na lista de bancos disponíveis.

Desta forma, nunca podermos usar os dois na mesma operação, porque tanto um quanto o outro servem para a mesma coisa.

Ou seja, identificar o banco para o qual será enviado o valor.

Qual deles usar: COMPE ou ISPB?

As instituições financeiras já estão cadastradas nos dois sistemas, então você pode optar pelo COMPE, que já esta na lista de bancos no momento da operação.

Porém, se a transação pedir o ISPB, você terá que ir no site do Banco Central e fazer a pesquisa para saber qual é a numeração de oito dígitos, para completar a operação.

Quando isto pode acontecer?

Quando o Banco do favorecido não estiver listado nas opções de bancos, isto acontece muito com correntistas do Banco do Brasil.

Os demais bancos para operações como DOC, TED ou transferências entre contas do mesmo banco, não pedem pelo ISPB.

Desta forma, o mais comum é usar o COMPE em suas transações.

Qual a diferença entre COMPE e ISPBConclusão:

Então, como vimos neste artigo, a diferença entre COMPE e ISPB é a quantidade de números que cada um possui.

Podemos também dizer que o ISPB é um sistema brasileiro de identificação bancária.

Sobretudo, vimos que todas as instituições estão cadastradas nos dois sistemas.

Portanto, só iremos usar o ISPB quando no site do banco que você trabalha, não tiver na lista de bancos, o banco do seu favorecido (quem vai receber o valor).

Mas que ambos os códigos servem para a mesma coisa, ou seja, identificação do banco, no momento de uma transação bancária.

Algumas instituições financeiras podem ser identificadas apenas pelo ISPB, como por exemplo as cooperativas de crédito e ou as corretoras de valores, neste caso, localize o ISPB no site do Banco Central, bcb.gov.br

Sendo assim, o mais comum e mais fácil de ser usado é o COMPE, já que o número do banco esta logo à frente do nome do banco.

Não existe nenhuma diferença com relação ao tempo de compensação de valores se usar um ou outro, o que difere o tempo de compensação é o tipo de transação, ou seja:

DOC ou TED:

  • DOC pode levar até 4 dias para ser compensado
  • TED é imediata, se feita dentro do horário limite para esta operação.

No geral, quando um correntista vai fazer uma transferência de valores e encontra dificuldade, por conta do COMPE ou ISPB, ele acaba ligando para central de atendimento ao cliente, do seu banco.

Para alguns poucos casos em que o ISPB é solicitado, o correntista tem duas opções, ou fala com a central de atendimento ou entra no site do Banco Central e localiza o ISPB da instituição financeira.

Deixamos neste artigo os ISPB dos principais Bancos, afim de facilitar a vida dos nossos leitores, mas ainda assim, pode ser que você precise de um outro código.

Neste caso, terá que fazer a pesquisa no site do BACEN.

Qual o melhor para ser usado?

Sem dúvida alguma o COMPE, já que ele já vem listado, na lista de bancos no site do seu banco, o ISPB não esta assim tão disponível.

Preciso usar os dois COMPE e ISPB?

Não, se usar um deles, não precisará usar o outro, nem existe campo no sistema para se colocar as duas informações.

Lembre-se sempre que COMPE e ISPB são apenas números que identificam uma instituição financeira.

Desta forma, como vimos então, a utilização de um identificador ou de outro é apenas uma questão de disponibilidade, já que os dois códigos COMPE e ISPB servem para a mesma coisa.

Ou seja, identificar o banco do favorecido ou de destino.

Essas foram as dicas de hoje sobre qual a diferença entre COMPE e ISPB, eu espero de coração que todas as dicas que falamos aqui no blog tenham sido úteis para você.

Sites que serviram cono referência para elaboração do texto:

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente