Menu

Como investir no tesouro direto? Confira nossas dicas!

Como investir no tesouro direto

Neste artigo eu dou dicas para quem quer saber como investir no tesouro direto, então se você tem dúvidas sobre o tema, eu recomendo fortemente que você leia este artigo atentamente e confira todas as dicas que eu tenho para você.

Quando as pessoas procuram por formas seguras de fazer seu dinheiro render, logo pensam em colocar esse dinheiro em uma poupança afim de ganhar com os juros que esse dinheiro vai render.

Porém, a poupança hoje em dia rende pouquíssimo, o que faz com que as pessoas procurem outros meios de fazer seu dinheiro render de forma mais satisfatória.

Muitos investem em ações na bolsa de valores, outros, investem em títulos públicos, um que é muito popular, é o famoso tesouro direto, que nada mais é que um titulo público federal, emitido pelo tesouro nacional, ele serve para que as pessoas possam fazer financiamentos do seu dinheiro, pessoas comuns, como eu e você,  só conseguem comprar esses títulos através de fundos de investimentos, então o tesouro direto proporcionam as pessoas que querem investir seu dinheiro, ter esse direito assegurado pela lei.

Você pode gostar de ler: O que é empréstimo consignado?

Como investir no tesouro direto

Mas afinal, o que são  esses títulos?

Como falando anteriormente, o tesouro direto são títulos públicos emitidos pelo governo federal, quando realizamos a compra desses títulos, estamos basicamente emprestando dinheiro ao governo, que por sua vez pagar o valor dos títulos comprados com juros maiores e melhores que os da poupança.

Tornando esses títulos muitos mais atraentes em relação a outros tipos de investimentos que temos por aí.

No geral, essa modalidade de investimento é super segura e seu maior diferencial é que os valores a serem pagos, que são garantidos pelo governo federal, diferente de investimentos feitos por iniciativa privada.

A iniciativa privada, quando desejam fazer capital, na maioria das vezes partem para o mercado de ações na bolsa de valores transformando sua empresa em papéis conhecidos como ações, as pessoas compram essas ações e se tornam sócios da empresa, caso este que não acontece ao comprar títulos do governo federal.

A finalidade do governo em fazer a emissão desses títulos públicos para que as pessoas possam investir no tesouro direto e obter recursos vindos do mercado  financeiro e com isso, fazer o financiamento de projetos do governo federal.

Como falado acima, empresas que desejam aumentar seu  capital, colocam sua empresa na bolsa de valores em forma de ações, já o governo vende títulos através do tesouro direto.

Artigo recomendado: Vantagens e desvantagens do cheque especial

O que é preciso para uma compra de um título do governo?


Espero que você esteja entendendo nossas dicas sobre como investir no tesouro direto, veja agora dicas para comprar um tesouro direto.

Os requisitos para realizar a compra de um tesouro direto são:

  • Ser enquadrado como pessoa física
  • Não pode ser em nome de empresa
  • Ter conta corrente em um banco que atenda o programa

Ao se certificar dos requisitos citados acima será necessário que o investidor  tenha uma senha com a finalidade de dar acesso ao tesouro direto.

Segundo o site Guia banco a implementação ao tesouro nacional foi feita no ano de 2002, em 17 de janeiro, devido a parceria com a BM&FBovespa.

Após a implantação, o governo deu direito a pessoas comuns a investir em títulos públicos, dando inclusive a possibilidade de realizar operações de compra através da própria internet sem a necessidade do uso de corretoras como intermediadoras do investimento.

Veja este artigo: Internet Banking da Caixa: Veja como funciona!

Como investir no tesouro direto

Como investir no tesouro direto? Veja as formas de comprar!


Se você deseja saber como investir no tesouro direto, saiba que há três formas possíveis de fazer a compra dos títulos, veja:

  • Para realizar a compra direta pelo site, você deve acessar o link abaixo: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto. Ao acessar o site oficial do Tesouro Nacional, é possível realizar a compra e a venda desses títulos.
  • Outra alternativa é através de uma corretora, neste caso as compra e a venda são realizadas por um representante da corretora, porém os títulos ficam em seu nome. Essas operações de compra e venda feita com o auxílio de corretoras é bem similar ao que acontece ao fazer compra de ações.
  • Aqui é possivel fazer a compra direta do site, opção essa, oferecidas pelos  agentes de custódia, como bancos e corretoras, esses títulos são  comprados em tempo real, lembrando que os principais bancos do país disponibilizam essas opções  de investimentos em suas unidades ou no site de cada instituição.

Veja também: O que é conta salário?

Como é feito o pagamento de um título?

Ao realizar a compra de um tesouro direto, o pagamento pode ser feito através de um depósito em dinheiro que é contabilizado no seu cadastro no site da corretora na qual você decidiu realizar suas operações.

No momento em que o dinheiro fica disponível no seu cadastro, já é possível realizar ações de compra e venda de títulos.

Lembrando que você será considerado pelo sistema inadimplênte em casos onde os valores não estejam disponíveis nas datas da realização das operações.

Leia também: Como calcular porcentagem?

Qual o limite de compra para tesouro direto?

A resposta para essa pergunta é que NÃO há limite de compra! Pessoas que desejam investir no tesouro direto não tem limite para fazer seus investimentos.

Caso a pessoa investidora desejar realizar a compra de muitos títulos do mesmo tesouro, saiba que totalmente  possível e se você dispõem de recursos pra tal, eu recomendo que você faça o investimento.

Podendo então comprar quantos titulos desejar. As ações de caráter programados, aquelas conhecidas por serem compradas através dos gráficos, é possível realizar a compra mínima, que é de 0,1% e o valor máximo, que é de 1 milhão por mês, porém todos os títulos podem ser comprados de maneira ilimitada ou seja, a pessoa que desejar realizar investimento em títulos de tesouros diferentes, pode estar fazendo esses investimentos em ações nas principais empresas do país, como:

  • Ações da vale
  • Ações da Petrobras
  • Ações de companhias aéreas como como a própria Gol, Azul  entre varias outras companhias aéreas.

Veja este artigo: Como receber dinheiro do exterior?

Como investir no tesouro direto

Principais benefícios em investir em um tesouro direto?

Entre as várias vantangens, a rentabilidade é a principal sem falar das taxas para realizar a administração,que são sem dúvidas, muito baixas.

Outra vantagen é que você estará fazendo uma poupança á longo prazo, quanto mais você alongar o prazo do pagamento, mais com juros você ganha, ou seja, quanto mais você demora para receber, maior será o capital a ser recebido. Liquidez essa, garantida pelo tesouro nacional.

O fato de ter o governo federal como fonte pagadora torna o investimento considerado um dos mais seguros na atualidade, sendo que a probaprobabilidade de haver problemas para receber seu dinheiro divulga quase nula.

Acontece que a realizar uma compra de um título do governo, para que você não receba esse dinheiro corrigido, só seria possível se acontecer de o país quebrar,, fato este pouco provável, sendo que o país busca sempre o desenvolvimento, diferentemente de comprar ações de uma empresa na bolsa, pois pode acontecer dessas empresas falir, acarretando problemas no recebimentos desses títulos.

Essas foram as dicas de hoje sobre como investir no tesouro direto, espero ter ajudado você e também te ajudado a esclarecer suas dúvidas relacionadas ao tema. Caso desejar, você pode deixar sua mensagem nos comentários ou mandar suas dúvidas pelo nosso formulário de contato.

Forte abraço! 😉

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine nossa newsletter.

Recebe novidades sobre o mundo financeiro diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Como abrir uma conta no Nubank

Como abrir uma conta no Nubank

Para abrir uma conta no Nubank, você embarcará em uma jornada simplificada e sem burocracias. Através de um processo totalmente