X

Como comprovar renda? Salário líquido ou total, individual ou familiar

Neste artigo eu vou mostrar como comprovar renda e em que situações á comprovação de renda é pedida. Você vai ver em que casos é solicitado a renda individual ou familiar, também situações em que é comprovado o salário líquido e o salário total.

Então se lhe foi solicitado uma comprovação de renda em uma determinada situação e você está sem entender como você deve comprovar tal renda, eu recomendo que você acompanhe esse texto ate o final e veja como comprovar renda em diversos casos.

Artigo recomendado: Cheque tem validade? Caduca ou há prescrição?

Quando á comprovação de renda se faz necessário?

Para saber como comprovar renda, você deve entender a situação que está sendo pedida a comprovação da renda, geralmente é pedida a comprovação da renda em casos de compra, empréstimos, para crédito habitacional ou construção.

Então, comprovar renda, é a maneira mais segura que a instituição financeira requisitado tem para saber se seu futuro credor tem a capacidade de realizar os pagamentos dos compromissos firmados.

Por exemplo: Ao financiar um imóvel é requisita uma comprovação de renda, que nesse caso pode ser individual – Se for solteiro – ou familiar – Se for casado – pois eu acredito que esse é o requisito principal para quem deseja comprar um imóvel através de financiamento habitacional, que tem por instituição financeira principal, a Caixa Econômica Federal, porém nada impede que outras instituições façam o financiamento.

A comprovação de renda é sobre o salário líquido ou bruto?

Se essa for sua dúvida sobre como comprovar renda, eu tenho duas dicas que podem te ajudar.

O que eu posso dizer, é que na maioria dos casos de comprovação de renda o que se pede é a comprovação bruta da renda, essa é a primeira dica em questão.

A segunda dica que se deve ter atenção, é que em casos onde o solicitante de crédito ou serviço deve saber é que se por ventura ele já tiver algum desconto comprovado oriundo de alg empréstimo ou crédito, muito provavelmente a empresa ou instituição financeira pedirá a comprovação de renda sobre o valor líquido do salário, lembrando que em casos de descontos por empréstimos o valor não pode ser maior que 30% do salário bruto.

Como comprovar renda? É pedida referente ao último mês ou meses anteriores?

Eu posso dizer que depende da situação! Á casos em que é pedido uma comprovação de renda apenas do ultimo mês por exemplo; uma compra simples de um eletrodoméstico.

Outros casos faz se necessário comprovar renda dos três últimos meses quando for abrir uma conta corrente por exemplo, e períodos maiores – 6 meses em diante – geralmente são pedidos para habitação ou crédito para construção e reforma.

Cada caso deve ser analisado com calma e cada instituição determina o período a ser comprovado.

Você pode gostar de ler: Como comprar máquina de cartão de crédito e débito

A comprovação de renda é individual ou familiar?

Como eu disse acima “Cada caso é um caso” na maioria das vezes principalmente se for para habitação, a comprovação da renda em sua maioria é familiar, por se tratar de um bem que vai beneficiar diretamente todos os familiares envolvidos na transação.

Lembrando que em casos de abertura de contas poupança ou corrente a comprovação se dá por meio individual logo que cada conta tem como beneficiário principal uma única pessoa.

Havendo a necessidade de comprovação familiar, quem pode fazer parte?

Espero que até aqui, você esteja entendendo como comprovar renda, havendo a necessidade de comprovação familiar de renda pressupõem que os envolvidos para comprovação devem ser os país e filhos, no caso de outros viventes na mesma residência, este também devem fazer parte da comprovação de renda.

Só é válida como comprovação de renda formal documentos como:

  • Olerites
  • Imposto de renda
  • Pro-labore ou
  • Decore

Como estou falando em financiamento habitacional desde o início, eu devo lembrar que o valor da prestação não dever ser superior à 30% da renda total, para viabilizar o financiamento e para que o processo de financiamento habitacional se torne apto para ambas as partes.

Um membro da família não é assalariada! Como comprovar renda desta pessoa?

Existem vários meios de como comprovar renda de uma pessoa não assalariada e para esse caso específico pode ser por meio do imposto de renda e pro-labore.

No caso de empréstimo para profissionais liberais, o MEI pode ser uma alternativa para comprovar renda de forma segura, sem correr riscos de ter o serviço solicitado negado ou cancelado.

Como comprovar renda: Posso inventar uma renda para fins de comprovação?

Essa é uma pergunta frequente aqui no blog! Eu posso te dizer que com toda certeza não, ao comprovar uma renda que não condiz com seus ganhos reais você estará cometendo “fraude” portanto sob nenhuma circunstância deve-se inventar uma renda.

Além de cometer uma fraude, eu devo lembra-lo que toda renda declarada terá reflexos no imposto de renda, logo, quanto maior a renda declarada, maior o imposto pago, entende-se então desnecessário esse tipo de ação.

Me pediram um comprovante de renda! Quais os documentos que devo levar?

Para cada situação há um documento diferente, os comprovantes de renda que um trabalhador pode disponibilizar são:

  • Para quem é assalariado, o holerite;
  • Para autônomos o decore;
  • Para empresários, o pro-labore;
  • Outros casos que podem ser usados, incluem o extrato bancário e a declaração de imposto de renda.

E todos esse documentos são solicitados para diferentes situações entre elas eu posso enumerar as principais, que são:

  • Abertura de conta corrente
  • Abertura de crédito
  • Empréstimos
  • Habitação
  • Solicitação de financiamento
  • Cartões de crédito
  • Entre outros…

Só lembrando que sua comprovação de renda pode ser negado pela Instituição financeira que se faz requisitar o serviço, cada caso é um caso, só cabe a instituição financeira requisitado aceitar ou não os comprovantes de renda.

Espero ter ajudado com nossas dicas sobre como comprovar renda, são dicas simples que podem te ajudar á entender ainda mais esse mundo louco em que vivemos.

Forte abraço da equipe Guia Bancário!

[simple-author-box]