Cartão Vencido a Conta Continua Ativa

Cartão Vencido a Conta Continua Ativa?

Cartão vencido a Conta continua ativa? E agora? Descubra neste artigo o que acontece quando vence a data de validade do cartão de crédito e ou do cartão da sua conta corrente ou poupança.

Algumas pessoas acreditam que um cartão vencido invalida automaticamente a conta corrente ou poupança, será essa uma verdade?

Afinal, qual será o objetivo da validade expressa no cartão, vamos entender melhor? Mas antes, veja o vídeo do nosso canal no YouTube:

 

Conhecendo os dados impressos nos cartões

Todo cartão independentemente da sua função, ( crédito ou débito) carrega algumas informações importantes, dentre elas, a data de validade. 

Por falar, nas informações impressas nos cartões, talvez, você, nunca tenha se perguntado sobre a função de cada uma delas. Portanto, antes de mais nada, precisamos conhecer o mistério por trás dos dados impressos nos cartões, veja:

Nome do banco emissor: De acordo com o Banco Central, os cartões de crédito e débito devem contar com uma impressão que torne possível a identificação do banco emissor.

Nome do portador: Os cartões sejam eles de crédito ou débito são pessoais e intransferíveis e por isso são gravados com o nome do seu titular.

Número de identificação BIN: Essa numeração possui 4 dígitos é igual aos quatro primeiros números do cartão e aparece logo abaixo deles em fonte reduzida.

Bandeira: Na parte frontal dos cartões de crédito e débito também é possível verificar a bandeira do cartão, sendo as mais comuns e conhecidas VISA e Mastercard.

Código verificador – CVV: O código verificador fica localizado atrás do cartão. O CVV é um número gerado pelas instituições bancárias através de um algoritmo secreto com o objetivo de funcionar como mais um mecanismo de segurança e proteção, contra fraudes.

Chip: Os chips apresentam as informações necessárias para a realização de pagamentos seguros e permitem a utilização se senhas de autenticação, garantindo assim, que apenas o detentor da senha, ou seja, o proprietário realize transações.

Data de validade: Por fim, temos a data de validade, que como o próprio nome já diz, determina o período de vigência do respectivo cartão. Sendo assim, após a data definida neste campo o cartão perde a sua utilidade e precisa ser substituído por outro.

Veja também: Como CANCELAR COMPRA com Cartão de crédito: Saiba agora!

Cartão Vencido a Conta Continua Ativa

Cartão vencido, como acessar a minha conta?

Se você possui uma conta corrente ou poupança e o seu cartão venceu, não se desespere, a sua conta não será encerrada pelo banco.

No entanto, devido ao vencimento da validade, não será possível realizar compras ou acessar serviços nos caixas eletrônicos por meio do cartão. O que não impede o acesso aos serviços do internet banking ou até mesmo dos caixas eletrônicos com recurso de biometria.

Vale lembrar, que da mesma forma que acontece com um cartão de débito, também não será possível realizar compras através de um cartão de crédito vencido, mesmo que haja saldo disponível.

Cartão vencido, posso solicitar um novo?

Em geral, próximo a data de vencimento o próprio banco ou operadora, enviam para a casa do cliente um cartão com nova data de vencimento. No entanto, quando isso não acontece, o próprio cliente poderá solicitar a segunda via do seu cartão.

Portanto, se o seu cartão está vencido e um novo não chegou até você, é hora de solicitar a sua segunda via.

O processo para solicitação da segunda via é muito simples, e em geral pode ser feito de diversas formas. Na maioria dos bancos, é possível solicitar a segunda via do cartão presencialmente nas agências, através do caixa eletrônico, pelo internet banking ou pelo telefone.

Após solicitar a segunda via, basta aguardar alguns dias para que um novo cartão chegue até o seu endereço.

Veja também: Posso usar o cartão da poupança como débito?

Como desbloquear um novo cartão

Por razões de segurança, os cartões são enviados bloqueados para o endereço dos seus titulares. Sendo assim, mesmo que ocorra algum extravio e o cartão acabe nas mãos de terceiros, nenhuma transação poderá ser concretizada.

Portanto, logo após receber o cartão, você precisará solicitar o seu desbloqueio. 

Vale destacar, que o próprio cartão estará acompanhado das instruções para desbloqueio, sendo que este procedimento só poderá ser realizado pelo titular.

De forma semelhante ao que ocorre na solicitação de segunda via, o desbloqueio de cartões pode ser realizado por diferentes meios, como agências do banco, internet banking, caixas eletrônicos e telefone.

Veja também: É possível solicitar um cartão de crédito nas lotéricas?

Por que o cartão possui data de validade?

Como falamos anteriormente, o vencimento do cartão não implica na desativação da conta bancária. 

Na verdade, os cartões possuem validade por questões de segurança e também para substituição por desgaste natural do uso.

Em relação a segurança, os cartões são substituídos periodicamente para que suas informações mudem, o que dificulta possíveis fraudes e a ação de grupos criminosos que tentam roubar e clonar dados de cartões.

Esperamos que com esse conteúdo suas dúvidas relacionadas ao seu cartão vencido estejam resolvidas. No entanto, caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de enviar o seu comentário!

[simple-author-box]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.